Oferecer uma merenda escolar de qualidade aos alunos da rede municipal de educação é uma preocupação constante do Governo Municipal e dos profissionais envolvidos na alimentação das 21 mil crianças que fazem parte do sistema de ensino do município de Ilhéus. Ao contrário do que foi recentemente veiculado em algumas mídias, todas as escolas e anexos, 52 na zona urbana e 64 na zona rural são atendidas e fazem parte do planejamento elaborado por uma profissional em nutrição.

Na manhã da última segunda (5), caminhões carregados da Super Nutri, empresa responsável pelo abastecimento dos itens convencionais, iniciaram o abastecimento das escolas. Quem informa é a secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira, que detalhou ainda que a primeira unidade a receber o caminhão foi a Escola Marianne Eckes, localizada no bairro Iguape. No mesmo dia, foi entregue alimentos nas escolas da Barra do Itaipe (sede e anexo), Cantinho do Recreio, Vovô Isaac, Pequeno Davi e Nova Jerusalém (sede e Anexo 1).

Mais alimentos – Ainda na segunda-feira, a empresa abasteceu as escolas Pinóquio (sede e anexo), Batista Memorial, Odete Salma, Perpétua Marques, IME, Heitor Dias, Crie, Osvaldo Ramos, Escola Dom Eduardo e Princesa Isabel. Nesta terça-feira (6), chegam às escolas os produtos orgânicos que são fornecidos pela Agricultura Familiar e Agricultura Orgânica. Ilhéus é o primeiro município baiano a fornecer alimentação orgânica no cardápio escolar, o que torna a merenda do Município, uma das melhores da região.

O prefeito Mário Alexandre usou as redes sociais na última semana para falar sobre o assunto. Na ocasião, lembrou que já havia visitando parte das escolas e atestou a qualidade da comida ofertada à comunidade escolar. “Desde que assumi o governo ilheense detalhei que faríamos uma transformação em áreas consideradas prioritária na cidade, e a Educação fazia parte disso. Mantemos o compromisso em garantir que nossos alunos se alimentem do melhor, e para isso, daremos nosso melhor”, assegurou.

Hábitos saudáveis – Já a responsável pelo Setor de Alimentação, a nutricionista Rita Márcia Kruschewsky informa que o cardápio é construído especialmente para idade escolar. Ela salienta que a escola é um espaço para promover hábitos mais saudáveis. “A maioria das nossas crianças conta apenas com esta alimentação, que é livre de venenos. Os agrotóxicos são prejudiciais à saúde, especialmente aos alunos em idade escolar que podem trazer sequelas irreversíveis se consumidos habitualmente”, argumentou a nutricionista.

O cardápio das escolas da rede municipal de educação de Ilhéus leva em consideração, principalmente, a oferta de uma alimentação diversificada que respeite a produção agrícola local e sua sazonalidade, além da cultura e dos hábitos alimentares da região. No entendimento do Governo Municipal, a alimentação escolar visa contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem e o rendimento escolar de e na formação de hábitos alimentares saudáveis de cada aluno.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *