60 estudantes participaram de oficina de fotografia para redes sociais na Human Network do Brasil

Sessenta jovens entre 13 e 17 anos participaram da oficina “INSTAntes Fotografia para redes sociais”, durante a 2ª Festa Literária de Ilhéus da 7ª Feira do Livro da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) de 2019, na Human Network do Brasil, uma das instituições apoiadoras.

Durante dois dias, duas turmas formadas por alunos do Colégio Nossa Senhora da Vitória e do Colégio Estadual do Salobrinho, foram acompanhados pela instrutora Dayanna Monstans, fotógrafa profissional formanda em Comunicação Social pela UESC.

De acordo com Dayanna, “a ideia da oficina não é ensinar a ser blogueiro ou digital influencer, mas sim usar a fotografia para determinado tipo de linguagem que cada plataforma está pedindo. Os stories do Instagram é uma coisa recente, de três anos, que se popularizou. O formato vertical transformou a linguagem da fotografia: é uma imagem que sai da câmera do celular, que é quadrada ou vertical. Hoje a imagem dos stories tem um acesso mais rápido e mais direto porque apesar de ser 24 horas, a informação é passada de forma rápida de modo que estamos sendo alfabetizados com o olhar”, destacou.

Para o aluno Esdras Silva, de 15 anos do Colégio Estadual do Salobrinho, que gosta mais de fotos com reflexo, o que chamou mais a atenção na oficina foi o aprendizado dos detalhes de uma foto no celular que mesmo sendo simples faz a diferença.

No minicurso foram trabalhados conceitos de fotografia, iluminação, tipos de iluminação, técnicas do celular com fotos em flash, HDR, enquadramento da regra dos terços, termos técnicos da fotografia básica que tem no celular e que são possíveis de serem utilizados. Segundo a instrutora Monstans, “a proposta é também possibilitar que o aluno construa uma imagem e um olhar a partir do aparelho celular para enxergar e mostrar uma realidade. Promove-se o aprendizado de enxergar, a ler e a construir uma imagem, um texto visual com uma consciência técnica por meio da fotografia, que também é um texto, é uma palavra”.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2019/08/60-estudantes-participaram-de-oficina-de-fotografia-para-redes-sociais-na-human-network-do-brasil.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.