Na semana que a Igreja Lindinópolis completava 61 anos, um batalhão de soldados militou no exército da solidariedade. A iniciativa, idealizada pela aniversariante reservou uma série de ações para a comunidade residente no bairro Conquista, todas realizadas em parceria com a Prefeitura de Ilhéus. Como forma de descentralizar essas atividades, equipes da Saúde e do Desenvolvimento Social do município concentraram esforços nos espaços do Ginásio de Esportes e da própria igreja. Ao todo, o mutirão rendeu 2.096 atendimentos.
Entre os dias 1º e 3 de agosto, dezenas de pessoas dedicaram tempo e atenção exclusiva durante as ações, que contou a participação da Banda da Polícia Militar durante abertura. O mutirão colocou no mesmo espaço a oferta de diversos serviços como: triagem com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, preventivo, nutricionista, serviços sociais, teste de HIV e hepatites, Fisioterapia, Pediatria, atendimento jurídico, marcação de exames, tipagem sanguínea, vacinação, psicólogo, médicos clínicos, dentista, oftalmologista, educação em saúde e beleza.
Quem acessava os serviços via no rosto dos voluntários a certeza de que o ato de doar o tempo em prol de quem mais precisa, era a melhor forma de expressar o amor ao próximo. Além desta certeza, o sentimento de “uma igreja que tem prazer em servir”. Este vocativo despertou a atenção do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre que chegou cedo ao local para conferir os serviços. “Foram mais de dois mil atendimentos prestados à comunidade, mostrando que juntos, em parceria, somos capazes de fazer muito mais”, ressaltou o prefeito.
Envolvido com a coordenação dos trabalhos, o Pastor Pedro Chagas manifestou seu agradecimento na realização do evento. Segundo disse, o mutirão deste ano alcançou índice de excelência de participação e atendimento. “Somos acostumados a realizar esse tipo de ação, mas queríamos ampliar aproveitando as comemorações do aniversário. Nos alegra o fato de sermos uma comunidade disposta a servir, aliás, uma tarefa de todos, por isso, alinhamos forças e o resultado foi este, milhares de pessoas atendidas. Louvado seja Deus em tudo!”, comemorou.
Satisfação – O morador da Avenida Princesa Isabel, no centro, Jarbas Selmani ficou feliz em ver a ação que foi realizada pela Prefeitura e a Igreja Batista Lindinópolis. Satisfeito, disse: “Olha, pra mim foi a melhor coisa que já aconteceu nesse ano. O mutirão atendeu não apenas as comunidades aqui do bairro da Conquista, mas dos bairros adjacentes também, como é o meu caso”. No local, Jarbas realizou teste de glicemia, conferiu sua pressão arterial e foi atendido por um profissional de Fisioterapia e um médico clínico-geral.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.