DCE UESC

No último final de semana, dias 23 a 25 de agosto, o coordenador geral do DCE UESC, Josimar Ferreira participou do 8° Congresso da União dos Estudantes da Bahia (UEB), realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), na cidade de Juazeiro. O evento contou com a participação de estudantes dos quatro cantos da Bahia e diversas universidades públicas e privadas do estado. Durante os três dias as e os estudantes presentes no congresso debateram os rumos do movimento estudantil, a defesa da educação pública e a luta em defesa das Universidades Estaduais Baianas, além de eleger a mais nova diretoria da entidade.

Na oportunidade, Josimar defendeu a necessidade de implementação de uma Política de Permanência Estudantil, afirmando ser esse um dos principais lastros do quadripé que constitui a Universidade, sendo esses Ensino, Pesquisa, Extensão e Permanência Estudantil. “O movimento estudantil baiano precisa inaugurar no próximo período um novo tempo, colocando a Universidade em movimento na luta em defesa de uma política estadual que garanta o acesso e a permanência de mais filhos e filhas da classe trabalhadora”, salientou o coordenador.

O estudante de Química da Universidade Estadual de Santa Cruz, cotista, oriundo de escola pública afirma que as políticas de acesso à educação superior criadas a partir do ano de 2003 foram imprescindíveis para que jovens como ele tivessem acesso a universidade. “Vivemos hoje um cenário nacional de sérios cortes no orçamento da educação, mas esses ataques não vão nos imobilizar, muito pelo contrário, nós estudantes resistiremos, assim como aqueles e aquelas que nos antecederam e tombaram na luta”, afirma Josimar.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *