No último final de semana, dias 23 a 25 de agosto, o coordenador geral do DCE UESC, Josimar Ferreira participou do 8° Congresso da União dos Estudantes da Bahia (UEB), realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), na cidade de Juazeiro. O evento contou com a participação de estudantes dos quatro cantos da Bahia e diversas universidades públicas e privadas do estado. Durante os três dias as e os estudantes presentes no congresso debateram os rumos do movimento estudantil, a defesa da educação pública e a luta em defesa das Universidades Estaduais Baianas, além de eleger a mais nova diretoria da entidade.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Na oportunidade, Josimar defendeu a necessidade de implementação de uma Política de Permanência Estudantil, afirmando ser esse um dos principais lastros do quadripé que constitui a Universidade, sendo esses Ensino, Pesquisa, Extensão e Permanência Estudantil. “O movimento estudantil baiano precisa inaugurar no próximo período um novo tempo, colocando a Universidade em movimento na luta em defesa de uma política estadual que garanta o acesso e a permanência de mais filhos e filhas da classe trabalhadora”, salientou o coordenador.
O estudante de Química da Universidade Estadual de Santa Cruz, cotista, oriundo de escola pública afirma que as políticas de acesso à educação superior criadas a partir do ano de 2003 foram imprescindíveis para que jovens como ele tivessem acesso a universidade. “Vivemos hoje um cenário nacional de sérios cortes no orçamento da educação, mas esses ataques não vão nos imobilizar, muito pelo contrário, nós estudantes resistiremos, assim como aqueles e aquelas que nos antecederam e tombaram na luta”, afirma Josimar.
Estudante do Bacharelado em Políticas Públicas (UFSB), Licenciado em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias (UFSB), Pós-graduado em Tecnologias WEB (UNOPAR), Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNOPAR) & Técnico em redes computadores (SENAI-BA). Jornalista-MTE, sob o número 0006311/BA
“A macaxeira é popular
É macaxeira pr’ali, macaxeira pra cá
E em tudo que é farinhada a macaxeira tá.” (Djavan)