Prefeito de Ilhéus faz balanço de sua gestão e mostra avanços

Após dois anos e meio de gestão à frente do governo ilheense, Mário Alexandre fez um balanço de sua gestão, na manhã da quarta-feira (24), durante entrevista concedida ao comunicador Vila Nova, do programa O Tabuleiro, na Ilhéus FM. Além de pontuar avanços, respondeu perguntas de ouvintes, destacando o protagonismo de Ilhéus no cenário do desenvolvimento regional no Sul da Bahia.

Enfático, o prefeito iniciou a entrevista ressaltando que ao longo de seu governo, vem promovendo algumas importantíssimas reformas e transformações. “Embora essas mudanças têm sido captadas pelo cidadão comum que vive e transita na cidade, os opositores fazem questão de esconder o feito, tanto é que não aparece na grande mídia”, externou.

Considerou também seu esforço e da sua equipe, na atração de investimentos para a cidade de Ilhéus. Na sua visão, esses avanços instituem políticas públicas transformadoras e incipientes novas relações democráticas. “Para isso, foi necessário mexer em áreas consideradas prioritárias, como Infraestrutura, Saúde e Educação”.

Assaí – Embora saiba que herdou uma cidade com problemas históricos, disse que luta, inclusive, com problemas derivados da draga do sistema político brasileiro, porém, grandes iniciativas merecem destaque, nesse período de governo. “O Assaí Atacadista é um símbolo do potencial de articulação que o governo possui. Será inaugurado e quatrocentos empregos gerados”, pontuou.

Mário lamenta ao lembrar o descaso imposto pelo obscurantismo simbolizado por aqueles que governaram Ilhéus, o que na sua opinião, inaugurou tempos sombrios no município. Ao contrário disso, relembra que foi preciso aplicar medidas severas para colocar a cidade nos trilhos e continuar enfrentando os desafios de uma cidade da sua importância.

Mário popular – Ele acredita que o destravamento da participação popular, se deve ao conjunto de reformas e entregas desde que assumiu o Centro Administrativo. Dezenas de postos de saúde, escolas e o término de obras inacabadas, elevou sua popularidade. Manifestou que estar ao lado do governador, categoriza o desenvolvimento que há décadas Ilhéus não vivia.

Salientou realizações inteiramente inéditas em Ilhéus, como o “Programa Luz para os Altos”, que visa padronizar a iluminação pública nos morros da cidade. Informou que o governo está empenhado para conclusão e entrega da primeira etapa da Orla Sul, prevista para setembro próximo e já se mobiliza para iniciar a etapa II do Projeto.

O prefeito frisou ainda que a Prefeitura tem realizado trabalhos no entorno da mobilidade urbana, e cita os serviços de requalificação asfáltica em dezenas de vias da cidade, com sinalização, tapa-buracos, recuperação de praças, mirantes, melhorias nos acessos, obras de drenagem pluvial e inúmeros convênios firmados para realização de vários projetos.

Quando perguntado sobre a situação da Rua São Miguel, bairro Iguape, o prefeito disse que está acompanhando de perto o caso. Garantiu que as equipes estão no local realizando serviços de drenagem da rede pluvial, e que está mediando o diálogo com o proprietário do terreno. As obras devem ter atenção especial da Empresa Baiana de Saneamento e Águas (Embasa).

“Por falar em distritos”, completa Mário, “São mais de mil quilômetros de estradas vicinais. Homens e máquinas viabilizam a melhoria dos acessos, mas, com as chuvas, as dificuldades são muitas, mas asseguro que o trabalho não vai parar”, disse o prefeito que se comprometeu em acompanhar de perto as situações emergenciais, junto com a Superintendência de Ações Regionais.

Saúde em ação – Quando tocou sobre o tema Saúde pública, o chefe do Executivo municipal registrou os avanços obtido nos últimos meses. “Na rede de emergência, aquisição dez ambulâncias novas. Já na atenção básica, melhoria dos serviços no PA da Conquista e da Zona Sul, sem falar do Programa Mais Médicos para nossos distritos”, acrescentou.

O gestor defende que seu governo propõe, efetivamente, inovadores processos de reflexão sobre a administração municipal, com ganhos excessivos nas políticas públicas. “Em razão disso, os avanços apontam para a direção do fortalecimento de município, priorizando a solução dos problemas do nosso povo, mas é claro, que não é do dia para a noite”, manifestou Mário Alexandre.

Mais investimentos – Ainda segundo ele, Ilhéus receberá um volume que ultrapassa R$19 milhões em obras públicas, recursos vindos da Caixa. Comentou que, ao todo, o município já recebeu mais de R$1 bilhão em investimentos, a exemplo do Hospital Regional Costa do Cacau, a nova ponte (em conclusão), a duplicação da BR-415, a Ferrovia Oeste Leste entre outros.  

O servidor púbico foi destacado pelo prefeito. “Autorizei um novo aumento no ticket alimentação, a fim de assegurar a manutenção do compromisso do governo no que se refere aos direitos dos servidores. Isso marca a valorização dos nossos servidores. Esse aumento é fruto de muito empenho, dedicação e responsabilidade em gerir o dinheiro público”, argumentou

Praça Beira Rio – Na oportunidade, informou que o Governo do Estado já iniciou processo de desapropriação de sete casas, localizadas em frente a Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim Sampaio, na Avenida Princesa Isabel, no centro. Os gestores preveem a criação de uma praça de convivência no entorno do posto, recém-inaugurado.

Por fim, o prefeito celebrou as conquistas obtidas até então, e manifestou expectativa para os próximos meses, com a retomada do investimento nos setores. Aprofundou seu prestígio com Rui Costa e informou que “mais uma vez o governador volta a Ilhéus, nesta sexta, dia 26. Visitará conosco as instalações do Aterro do Itariri, alvo de nossa atenção e preocupação”. 

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2019/07/prefeito-de-ilheus-faz-balanco-de-sua-gestao-e-mostra-avancos.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.