Navio chega ao Porto de Ilhéus para carregar eucalipto in natura para Portugal

Navio chega ao Porto de Ilhéus para carregar eucalipto in natura para Portugal 1

Navio chegou ontem (17), ao Porto de Ilhéus, e já está sendo carregado com toneladas de toras de eucalipto para Portugal, após 20 anos sem registrar esse tipo de comércio. As transações haviam sido paralisadas por falta de demanda, até serem retomadas em maio deste ano. A primeira exportação experimental ocorrerá no início de julho, com outro carregamento previsto para agosto. 

A carga de madeira in natura será vendida pela empresa Norflor Empreendimentos Agrícolas, localizada em Montes Claros (MG), e importada pela The Navigator Company, fábrica portuguesa de papel. As informações são da direção da Intermarítima Portos e Logística.

“Não há dúvida de que há um prejuízo para o Brasil ao estar exportando madeira bruta”, afirma o engenheiro florestal João Dagoberto dos Santos. 

Segundo ele, ao reforçar a posição do Brasil enquanto fornecedor de matéria prima, a empresa deixa de incentivar o beneficiamento do material em território nacional, mesmo com a tecnologia avançada de grandes empresas para se processar o eucalipto e produzir celulose ou papel. 

Navio chega ao Porto de Ilhéus para carregar eucalipto in natura para Portugal 2 Navio chega ao Porto de Ilhéus para carregar eucalipto in natura para Portugal 3 Navio chega ao Porto de Ilhéus para carregar eucalipto in natura para Portugal 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *