“A pedido da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres deve criar uma ação de apoio a mulheres escalpeladas da Região Norte do país. A informação foi divulgada pelo Radar, da Veja, pelo jornalista Robson Bonin.

“Somente quem já teve contato com as mulheres escalpeladas consegue entender a dimensão do drama vivido por elas. Precisamos unir governo e sociedade civil na prevenção e no tratamento”, escreveu Damares no Twitter.

Na região amazônica, é relativamente frequente que ocorram acidentes em que o cabelo fica preso ao eixo de rotação e motores de pequenas embarcações. A ideia é que a nova política pública forneça assistência psicológica, perucas e seja realizado um trabalho de educação e prevenção de acidentes do gênero.

Documentário Vitória Régia: As Mulheres Escalpeladas do Pará

O vídeo documentário “Vitória Régia: As mulheres escalpeladas do Pará” aborda um problema sociocultural que atinge a vida de uma parcela das mulheres do Pará, o escalpelamento através do motor de barco. O vídeo procura esclarecer o tema e refletir sobre as questões de gênero, preconceito, regionalismo e de como essas mulheres conseguiram reconstruir suas vidas após o acidente.

Trabalho apresentado por Barbara Arantes, Bráulia Camargo e Juliana Tavares para a conclusão de curso de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Novembro de 2014

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *