Estudantes indígenas e quilombolas de todo o país podem se inscrever na seleção para o edital de Programa de Bolsas de Permanência do Ministério da Educação até o dia 30 de agosto. O prazo pode parecer longo, mas quem desejar participar deve providenciar a documentação e seguir o procedimento com atenção para o calendário. A abertura de vagas no PBP está determinada pela Portaria MEC nº 1240, de 1º de julho de 2019 (confira mais nesta página da Prosis).
O Bolsa Permanência do MEC é uma ação do Governo Federal e tem como objetivo contribuir para a permanência e a diplomação das/os estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O recurso é pago diretamente a/ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício. Para os estudantes indígenas e quilombolas, o valor do benefício é de R$ 900,00, definido pela Resolução n° 13 de 9 de maio de 2013 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis) preparou um documento com orientações detalhadas para os estudantes da UFSB sobre a inscrição, os documentos requeridos e como acompanhar o processo (clique aqui para download).
Como se inscrever
- Realizar cadastro no SISBP e responder as informações sobre seu perfil socioeconômico e acadêmico (no endereço http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso);
- Imprimir, assinar e anexar as documentações exigidas pelo SISBP;
- Digitalizar (com a melhor qualidade possível) e enviar para o e-mail: [email protected] os seguintes documentos: Termo de Compromisso do Bolsista (Mesma anexada ao SISBP); Autodeclaração (Mesma anexada ao SISBP); Declaração de Pertencimento Étnico (Mesma anexada ao SISBP); Declaração da FUNAI ou da Fundação Cultural Palmares (Mesma anexada ao SISBP); RG e CPF; Comprovante de matrícula atualizado – 2019.2; Comprovante de Residência.
- Entregar a documentação comprobatória indicada acima na SECAD do seu campus, por meio do preenchimento do Requerimento de Inscrição – Programa de Bolsa Permanência/MEC – 2019. Todos os documentos devem ser entregues no original, exceto o RG/CPF e o Comprovante de Residência, que devem ser cópias;
- Aguardar a homologação de sua inscrição junto ao MEC;
- Ter seu cadastro mensalmente homologado pela UFSB no âmbito do sistema de informação do PBP.
Licenciado em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias (UFSB). Pós-graduado em Tecnologias WEB (UNOPAR), Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNOPAR) & Técnico em redes computadores (SENAI-BA).
“A macaxeira é popular
É macaxeira pr’ali, macaxeira pra cá
E em tudo que é farinhada a macaxeira tá.” (Djavan)