O bairro Teotônio Vilela se transformou numa verdadeira Vila Junina com a realização São João dos bairros ontem (26). O projeto que é uma parceria da TV Santa Cruz com a Prefeitura de Ilhéus tem por objetivo resgatar as tradicionais festas juninas e mobilizar a comunidade a participar do evento, desde a ornamentação do local até a comercialização de comidas típicas. A festa contou com diversas atividades para todas as idades, como brincadeiras, desfile da rainha e princesa do milho, apresentações culturais e shows de forró.
A Prefeitura de Ilhéus preparou o evento, realizando uma série de intervenções no local para garantir a segurança e qualidade na infraestrutura da festa. A Guarda Civil Municipal (GCMI) instalou câmeras de segurança para monitorar o espaço, a Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) montou um esquema de segurança para facilitar o acesso e a Secretaria de Saúde disponibilizou ambulâncias para o público.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Segundo o comandante da GCMI, Leonardo Bandeira, as câmeras foram colocadas em pontos estratégicos, com o objetivo de coibir ações de baderneiros. Além da Guarda Municipal, a segurança da festa foi garantida pelo trabalho conjunto da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Além da presença do efetivo no apoio ao Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
Com as ruas enfeitadas de bandeirolas, o evento iniciou às 16 horas com brincadeiras que animaram as crianças vestidas com trajes de caipiras, seguidas de apresentação da quadrilha junina Valentes Guerreiros e grupos de danças. Já anoitecendo, a primeira banda a se apresentar foi Macaxeira Estilizada, em seguida quem fez o som foi Violino de Luxo e por fim o cantor Nélio Jovito.
Dois bairros de Ilhéus foram contemplados nesta edição para receber o projeto, mas a festa é para toda a comunidade. Não só foram moradores prestigiar o evento, pessoas de outras localidades também participaram, a exemplo de Bárbara Gabrielle, moradora do Malhado, que fez questão de se encontrar com as amigas que moram no Vilela para curtir o arrasta pé. A estudante tem 19 anos contou que é apaixonada por essa época do ano, por causa das festas.
As irmãs Ednólia e Magnólia Mazinho são fãs da festa. “Danço, ganho presentes e renovo a alegria, não perco”, diz Ednólia. O entusiasmo de Alba Martins vai além da oportunidade de dançar até o chão, como diz ela. “Além de me divertir, ainda ganho dinheiro vendendo acarajé”, ressalta a moradora.
Parceria – Para a TV Santa Cruz, o sucesso do projeto está na parceria com os patrocinadores, órgãos de segurança e moradores dos bairros, especialmente as prefeituras. “É um projeto construído por muitas mãos, mas o apoio da prefeitura é essencial, assim como a participação da comunidade, que se envolve, organiza as ruas, movimenta o comércio local”, diz o supervisor comercial da TV Santa Cruz Fábio Fernandes.
O próximo encontro dos ilheenses com o forró do São João nos Bairros acontece no dia 9 de junho, na praça do distrito de Olivença, das 16 às 21 horas.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.