Estudantes e famílias indígenas participam da sexta edição dos Jogos Indígenas Estudantis Tupinambá (JIET) de Ilhéus, de 16 a 19 de maio, na Aldeia Mãe, em Olivença. A programação é uma realização do Grupo Paranã e inclui atividades esportivas, desfile cultural, premiação e show musical, com apoio da Prefeitura Municipal.
O objetivo é congregar os moradores de aldeias e escolas da região. A iniciativa conta com competições de arco e flecha, cabo de guerra, natação, arremesso de tacape, futebol, zarabatana, luta corporal, corrida com maracá, puxada do mastro, dentre outras modalidades esportivas nas categorias masculino e feminino.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
De acordo com os organizadores, os Jogos Indígenas Tupinambá promovem um espaço para a vivência da cultura e afirmação de identidade de ser índio, visando construir uma comunidade mais consciente da sua origem étnica e relação com as demais sociedades.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.