Rui sanciona empréstimo de R$ 260 milhões de banco alemão para Embasa

O governador Rui Costa (PT) sancionou, nesta sexta-feira (19), o projeto de lei que autoriza a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a contrair um empréstimo de R$ 260 milhões com o banco alemão KFW Entwicklungsbank. O ato foi publicado no Diário Oficial. 

Antes da sanção, o projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia na última semana (veja aqui). A verba deverá financiar a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Camaçari e Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, e a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Norte, com uso e aproveitamento energético do biogás. 

Apesar de se tratar de um projeto antigo da Embasa (saiba mais aqui), deputados estaduais de oposição encararam a aprovação como um aceno do governo aos planos de privatização da companhia.

Nos últimos três anos fiscais, a empresa assistiu o seu lucro líquido crescer quase cinco vezes. Mas, de acordo com o presidente Rogério Costa Cedraz, o faturamento corrente não consegue arcar com a demanda por investimentos em água e saneamento no estado. Ao Bahia Notícias, o presidente defendeu a realização de mais Parcerias Público-Privadas e financiamentos (lembre aqui), como o sancionado por Rui sexta-feira Santa, informou o BN.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2019/04/rui-sanciona-emprestimo-de-r-260-milhoes-de-banco-alemao-para-embasa.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.