Uma Kogia Sima, espécie marinha prima distante dos golfinhos, foi encontrada morta na Praia do Me Ache, em Ilhéus-BA, na manhã desta segunda-feira (22).
Conforme o projeto A-mar, o aparecimento do animal, conhecido também como “Cachalote Anã”, na região é raro. O último registro foi feito há mais de 5 anos.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
De acordo com informações do biólogo Wellington Laudano, do Projeto A-mar, a Kogia Sima é uma das três espécies de cachalotes existentes no mundo, e ficou popularmente conhecida como baleia por causa do romance “Moby Dick”, no entanto o mamífero pertence à família dos golfinhos.
O biólogo informou que o animal tinha cerca de um metro, não foi possível identificar o sexo e que eles preferem águas profundas, mas ainda assim aparecem em regiões costeiras para se alimentar.
A ONG coletou o material para investigar a causa da morte do animal. A Kogia Sima foi enterrada na praia.
Segundo Wellington Laudano, a Cachalote Anã não é muito observada pelos biólogos e a maioria das informações vem de espécies que encalham nas costas brasileiras e mundiais.
Ainda de acordo com o biólogo, as cachalotes se alimentam de lulas, polvos e peixes. Uma vez que é uma espécie mais costeira que as demais cachalotes, pode ser mais vulnerável às interferências humanas, como a pesca e a poluição, informou o G1.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.