Audiência na Assembleia Legislativa (Alba) será na próxima terça (9)


O uso medicinal do Canabidiol como opção de tratamento para epilepsia, autismo e outras doenças será debatido durante uma audiência pública na próxima terça-feira (9), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O evento será às 9h, na Comissão de Saúde da casa.

Proposta pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), que é médica e defensora da regulamentação do uso terapêutico do canabidiol no estado, o evento deve reunir médicos especialistas na área, juristas, associações e familiares de pacientes que necessitam do uso do medicamento.

O canabidiol é um dos 60 compostos existentes na cannabis sativa e não provoca nenhuma reação psicoativa no paciente. Seu uso já é uma realidade no Brasil desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do medicamento, entretanto, os pacientes só têm acesso ao canabidiol através de importação, que é autorizado judicialmente, já que a produção do remédio ainda não é regulamentada no Brasil. Uma ampola do produto chega a custar R$ 3 mil quando comprada no exterior.

“Já é cientificamente comprovado o resultado do canabidiol na vida dos pacientes que sofrem com a epilepsia, o Transtorno do Expectro Autista, câncer, e muitas outras doenças crônicas. Isso não se discute mais, já é reconhecido pela Anvisa e pelo Conselho Federal de Medicina. Os médicos já prescrevem o medicamento. O que está em questão é a superação do preconceito no Brasil e a falta de conhecimento, que estão contribuindo com esse atraso”, explica Fabíola Mansur, que é a representante da Bahia na Frente Parlamentar Interestadual dos Direitos da Pessoa com Epilepsia.

Ainda segundo ela, “há milhares de pessoas, por exemplo os pacientes de epilepsia, que vivem em situação de vulnerabilidade, que sofrem crises convulsivas e poderiam ter uma qualidade de vida melhor se tivessem facilidade no acesso ao medicamento. É uma questão de saúde pública, mas também social”.

Informações do Correio

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *