Kaufmann pode ganhar na justiça mais de 10 milhões da Prefeitura de Ilhéus

A demolição da Indústria de Cacau no centro de Ilhéus no terminal de ônibus pode causar um rombo nas contas da Prefeitura de Ilhéus.

Em maio de 2008, a Prefeitura de Ilhéus conseguiu na justiça o direito de demolir o prédio onde funcionou a velha fábrica de chocolate da família Kaufmann, nas imediações do terminal rodoviário urbano.

Os motivos principais que justificaram a medida foram o perigo que o prédio, antigo e sem manutenção, representava para a coletividade, além da questão estética. A construção do início do século XX era um trambolho no centro da cidade.

Sem considerar o imbróglio jurídico que a demolição provocou, o fato é que se a velha fábrica ofendia a estética urbana ilheense, muito piores são as ruínas que ficaram no lugar do prédio. E muito mais perigosa para a coletividade é a situação de abandono daquele imóvel, onde entulho, peças de antigas máquinas e até pedaços de eletrodomésticos estão jogados, muitos servindo como focos do mosquito do Aedes aegypti, transmissor de várias arboviroses, tais como, Dengue, Zika Vírus, Febre Chikungunya, Febre amarela, como também, Leptospirose, pois no local há muitos ratos.

Por outro lado, os donos do antigo empreendimento, requer na justiça, indenização por danos de equipamentos, máquinas, calculando assim, instalações industriais 447 mil e máquinas e equipamentos mais de 6 milhões.

Processo: 0008191-26.2008.8.05.0103

Juíza determina a limpeza:

Decisão da juiza para limpeza do local

Decreto de utilidade pública da área da antiga indústria:

decreto 020-2002 desapropriação do kaufmann

Vamos assistir parte dessa história, uma vez que, a ideia do gestor da época era transformar o local numa estação de transbordo.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2019/01/kaufmann-pode-ganhar-na-justica-mais-de-10-milhoes-da-prefeitura-de-ilheus.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.