Desde 2012, ano em que saiu pela primeira vez no Carnaval de Belo Horizonte, o bloco Baianas Ozadas homenageia um artista da cultura baiana. A escolha do tema orienta o repertório, os abadás e manifestações ao longo do cortejo. Para 2019, o bloco, que traz integrantes com turbantes, saias e balangandãs, já definiu a figura central da folia: o grupo Olodum. O homenageado do ano foi revelado na manhã desta terça-feira (22), durante um evento de lançamento do bloco, no bairro Prado, região Oeste de Belo Horizonte: “Avisa lá! Baianas Ozadas vai de Olodum, BH!”.

O Baianas, fundado pelo baiano de Ilhéus, Geo Cardoso, desfila pelo Centro de BH, saindo da avenida Afonso Pena até a Praça da Estação. Segundo os organizadores, em 2018, o bloco arrastou mais de 650 mil foliões atrás do trio. O público esperado para este ano é ainda maior.

Olodum

O Olodum é um bloco-afro do carnaval da Bahia, fundado em Salvador, durante a folia de 1979, voltado para os moradores do Maciel-Pelourinho. O objetivo era contribuir para a revitalização do bairro, que enfrentava problemas de alta criminalidade e marginalização. Por sua atuação na comunidade, o bloco de tornou uma organização não governamental (ONG) do movimento negro brasileiro e tem a trajetória marcada por ações de combate ao racismo, à discriminação social, pelo empoderamento do povo negro e pela luta por direitos civis e humanos.

Com o sucesso do bloco no segundo ano de cortejo, em 1980, surgiu a Banda Olodum, atualmente um grupo cultural, reconhecido como organização de utilidade pública pelo governo do estado da Bahia. O primeiro disco da banda, “Egito, Madagascar”, gravado em 1987, trouxe a música “Faraó”, sucesso internacional até os dias de hoje. O LP pretendia mostrar ao Brasil a Mama Africa e apresentar as influências dos Deuses africanos nos batuques de suas músicas. Conhecido internacionalmente, o grupo gravou com Paul Simon, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Jimmy Cliff, com o astro Michael Jackson e participou da abertura da Copa do Mundo de 2014, com o rapper Pitbull e as cantoras  Jennifer Lopez e Claudia Leitte. Sucessos como “Avisa lá”,  “Vem, Meu Amor”, “Alegria Geral”, “Deusa do Amor”, “Rosa”  foram regravados por Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Caetano Veloso e outros artistas renomados da música brasileira.

Além do bloco e da banda, o Olodum mantém uma escola que prioriza a participação e expressão da comunidade afro-descendente. A instituição oferece aulas gratuitas de percussão e história da cultura afro.

Informações do BH AZ

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *