Programação do Dezembro Vermelho começa com conscientização sobre IST/Aids

Com o slogan “Nenhum mal pode ser vencido sem a conscientização”, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Ilhéus dá início à campanha Dezembro Vermelho, evento alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, neste sábado (1°), na praça da Dom Eduardo, centro, em frente à Catedral de São Sebastião, das 9 às 17h30. A ação é uma parceria com o setor de Vigilância à Saúde, ambos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

O evento conta com o apoio do setor de Imunização da Sesau e das ONG’s Nepsi e Mais Você, além dos estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), representando a Internacional Federation of Students Associations (IFMSA). Com o objetivo reforçar as ações de conscientização e tratamento das IST/Aids, o programa municipal de IST’S executará programação especial em todo mês de dezembro, com várias ações, entre palestras, testagem e distribuição de preservativos. As atividades serão realizadas nas unidades de saúde do município e estarão disponíveis a toda população, com demanda livre.

Segundo a coordenadora do programa municipal de IST/HIV/AIDS, Uiara Soub, este mês de dezembro também será marcado pela descentralização dos testes rápidos para a Atenção Básica, que serão inseridos nas rotinas dos postos de saúde dos bairros Iguape, Pontal, Nelson Costa, Hernani Sá e Ilhéus II.  “A descentralização dos testes rápidos tem o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV, sífilis e Hepatites virais, especialmente em gestantes e populações mais vulneráveis”, explica.

A coordenadora enfatiza que o acesso rápido aos testes facilita o diagnóstico precoce e o tratamento em tempo oportuno. “Assim, proporcionamos a quebra da cadeia de transmissão do HIV, principalmente para as gestantes. Contamos com uma equipe competente e empenhada, e também com a eficiência do secretário Geraldo Magela, que atende às nossas necessidades, fazendo com que as coisas aconteçam”, completa Uiara Soub.

Franklin Deluzio
Follow me

Franklin Deluzio

Autor em ilheus.net
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia, graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especializando em Gestão Pública Municipal (UESC), Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior e Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Franklin Deluzio
Follow me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio
Técnico em informática em Ilhéus

Técnico em informática em Ilhéus

Ultra Li

ADMINISTRAÇÃO DE SITES, BLOG E HOSPEDAGEM WEB
Administração técnica do seu site e blog, mantendo o funcionamento otimizado.

Solicite seu orçamento Aqui