O metalúrgico Gustavo Batista Oliveira, de 31 anos, é o primeiro paciente do interior da Bahia a ser submetido ao procedimento de colocação do Cardiodesfibrilador Implantável (CDI), dispositivo que monitora continuamente o ritmo cardíaco, oferecendo uma proteção maior ao paciente em risco de arritmia.

“O Hospital Costa do Cacau está de parabéns. Aqui é tudo de primeira linha, a estrutura, o acolhimento. Que continue assim, com esse mesmo atendimento, com toda essa atenção voltada aos pacientes. Porque a nossa região só tem a ganhar com isso”, afirmou Gustavo Oliveira.

O cardiologista do HRCC, Gustavo Duarte, enfatizou que a unidade é pioneira na rede pública de saúde do interior do Estado a realizar este procedimento. Antes, o aparelho deste modelo só era implantado no Hospital Ana Nery, em Salvador.

“Nessa situação é indicada a colocação do dispositivo, que reconhece a arritmia e emite um choque interno. O CDI trata alterações graves do ritmo do coração que podem provocar uma nova parada cardíaca. O dispositivo funciona automaticamente, emitindo impulsos elétricos que de imediato revertem a arritmia”, explicou o cardiologista. O aparelho é implantado através da veia subclávia esquerda, que leva finos fios até o interior do coração.

Gustavo Oliveira já recebeu alta e disse estar ansioso para rever, em especial, os dois filhos. “Esse aparelho vai me ajudar a levar uma vida mais tranquila, sem medo. Eu nasci de novo e quero aproveitar cada minuto”, contou aliviado.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *