Os desafios de Jair Bolsonaro na presidência

Os desafios de Jair Bolsonaro na presidência 1

Não há o que contestar, ainda que uma parcela significativa do eleitorado tenha votado na oposição: a vitória de Jair Bolsonaro é legítima, e não creio que se deva às fake news.

O candidato do PSL conseguiu atrair a imensa legião de insatisfeitos e que não necessariamente defendem suas ideias mais extremadas.

Como sempre acontece – basta ver a média das eleições presidenciais anteriores -, foi o chamado centro quem definiu a votação expressiva de Jair Bolsonaro.

Agora, foi ele quem conquistou essa parcela do eleitorado que é sempre flexível e mutante.

São vários os desafios do futuro presidente.

Eu destacaria: ele precisa e vai ter de mostrar que tem um programa para o Brasil que vai além da questão da Segurança Pública ou de outras generalidades apresentadas por ele durante a campanha.

Vai ter de provar, rapidamente, que pretende, de fato, reconciliar os brasileiros, envolvidos na campanha por uma irracionalidade que deixou feridas até mesmo nas famílias mais unidas.

Precisa, com urgência, conter alguns dos seus seguidores mais afoitos, que se manifestam nas redes sociais com pontos de vista ditatoriais e de absoluta intolerância.

O país necessita de pacificação, o que só se consegue com o respeito às divergências políticas, sim, mas principalmente com o novo governo atuando em socorro aos setores mais fragilizados da população.

Eis, por exemplo, uma preocupação justa com o futuro governo: Bolsonaro perdeu no Nordeste – e só no Nordeste -, mas é a região (junto com Norte) que mais precisa do novo governo.

E tomara que essa ajuda venha como um aceno à conciliação.

Blog do Ricardo Mota TNH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *