Ilhéus tem limites territoriais alterados e vila se torna distrito; cidade tem novo mapa

Ilhéus teve mapa atualizado — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

O mapa da cidade de Ilhéus, foi modificado e o município ganhou novos limites territoriais. Entre as mudanças, estão a conversão da Vila de Sambaituba em distrito e a inclusão da Praia do Sul à área urbana. Antes da mudança a vila pertencia ao distrito de Aritaguá.

Antes da alteração no mapa, a praia era considerada área da zona rural e os assuntos relacionados a ela eram tratados com a União. Agora, os moradores da região poderão dialogar com a prefeitura e terão CEP. A empresária Ronilma Amado Cunha, que tem uma barraca na localidade, comemorou.

“Nós teremos CEP. Nós teremos endereço. O que vai facilitar o recebimento de correspondência, iluminação pública, segurança. Isso é muito importante. Normalmente, eventos noturnos nós deixamos de fazer por conta disso e eu sei que, com isso, só vai melhorar”, disse.

O projeto que determinou as alterações foi aprovado na última semana. Com as novidades, segundo a prefeitura, informações técnicas foram atualizadas, fornecendo um suporte maior para o senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que será realizado em 2020.

“O município vai recorrer junto à União a gestão de toda orla. Hoje está habilitado para isso. E as pessoas apenas vão ter as suas áreas inclusas no cadastro real”, explicou o vice-prefeito, José Nazal.

De acordo com o IBGE, Ilhéus foi a primeira cidade da Bahia a iniciar a instalação dos marcos territoriais, baseada na lei estadual que atualiza os limites municipais. Em junho deste ano, representantes do órgão, Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e prefeitura percorreram, durante 12 dias, 2.400 km nas áreas que fazem limite com vários municípios, informou o G1.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/10/ilheus-tem-limites-territoriais-alterados-e-vila-se-torna-distrito-cidade-tem-novo-mapa.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.