HRCC realiza feira de saúde em prol da doação de órgãos

Até o final do mês de setembro, o Hospital Regional Costa do Cacau irá executar ações relacionadas à Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, “Setembro Verde”, com a finalidade de reduzir o número de pacientes que aguardam na fila de espera, através da orientação e conscientização da comunidade e dos profissionais de saúde sobre o assunto.

Como parte da programação alusiva à Campanha, a unidade promoverá uma feira de saúde, ofertando serviços básicos à população. A atividade está marcada para a próxima quarta-feira (26), das 8h às 12h, no ambulatório do HRCC. A programação inclui oficina da gestante, ação que se estende também às mulheres que desejam engravidar; orientação nutricional; identificação de grupo sanguíneo; medição de glicemia capilar; aferição de pressão arterial e vacinação para adultos e crianças. Para ter acesso aos serviços é necessário levar originais do documento de identificação com foto e do cartão do SUS. Também é importante que sejam apresentados o cartão de vacina do adulto e a caderneta de vacinação da criança.

Durante o evento serão realizadas pequenas palestras instrutivas a respeito da campanha para doação de órgãos. A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), do HRCC, Silvana Batista, explica que, embora a fila de espera tenha diminuído discretamente, a recusa familiar ainda é um aspecto preocupante e um dos fatores que mais influenciam no momento da decisão é a falta de informação a respeito da doação.

“Essa campanha é de extrema importância, pois amplia e aprofunda o conhecimento acerca da doação de órgãos. A açãoacontece uma vez por ano, todavia a informação deve ser permanente. O conhecimento é essencial para que mais famílias compreendam o processo de doação”, explica Silvana Batista.

A iniciativa conta com o apoio da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Sul; da Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretária da Saúde; e das instituições de ensino Universidade Estadual de Santa Cruz; Faculdade Madre Thaís e Faculdade de Ilhéus. O Dia Nacional da Doação de Órgãos é comemorado em 27 de setembro.

Mais informações: (73) 3235-5394.

Serviço

Feira de Saúde

Data: 26 de setembro

Horário: das 8h às 12h

Local: Ambulatório do Hospital Regional Costa do Cacau.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/09/hrcc-realiza-feira-de-saude-em-prol-da-doacao-de-orgaos.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.