Nem parece que este homem tem 100 anos de idade. De origem simples do campo que trabalhou em roça de toco e que foi atraído para Mato Grosso em busca de garimpo na cidade de General Carneiro em 1950.
Foi assim que começou a história de João Antônio Costa que nasceu na cidade do escritor Jorge Amado, Ilhéus na Bahia, em 17 de setembro de 1918, mas se criou em Belo Horizonte e depois na cidade de Sete Lagoas em Minas Gerais. Com 32 anos, João pegou as malas e seguiu para Mato Grosso em busca de diamantes.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Ele conta que o garimpo já estava no seu final e logo teve que trocar a bateia pela enxada e foi trabalhar na roça de toco e plantio de arroz e feijão. E foi na roça que ele conseguiu se aposentar como lavrador e passou a morar num pequeno sítio na beira do rio Barreiro na companhia da esposa, dona Alexandrina de 83 anos, que é conhecida como Duquesa.
Um casal bastante simpático que criou onze filhos, vários netos, bisnetos e até tataranetos. “Eu aprendi a lê e escrever ainda menino lá em Minas Gerais na época da palmatória só que a professora não precisava usar ela com a gente porque a gente era comportado e estudava mesmo”, explica o aposentado. “Eu tinha que caminhar uma légua (cerca de seis quilômetros) para estudar”, completou.
Ao completar 100 anos, sr João Antônio está longe de parar com o trabalho. Ele continua mexendo com uma horta de onde tira alface, cheiro verde e cebolinha para comer e adora pescar no Barreiro. Outra alegria do idoso centenário é ouvir música principalmente clássicos sertanejos. Para tanto ele tem um som potente em casa para relembrar as modas de viola do passado. Pelo menos uma vez por semana o aposentado vem de ônibus a cidade de Barra do Garças para gravar um pen drive com músicas antigas.
No sábado, dia 22/9, familiares e amigos estiveram no sítio e fizeram uma festa surpresa para o aposentado com bolo e delicioso churrasco. A equipe do Site Araguaia Notícia esteve lá e na ocasião conheceu um pouco mais desta história fascinante de um homem de 100 anos que merece todo o nosso respeito e admiração.
Assista o vídeo do homem de 100 anos que está longe de parar e que é muito feliz com a vida que leva. E segue um vídeo de brinde onde ele está sentado ouvindo as músicas sertanejas que ele curte, informou o folhamt.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.