Os servidores de Itabuna, liberaram a Câmara de Vereadores da cidade na tarde de quinta-feira (16), após a votação do projeto que prevê novo regime de trabalho para a categoria ser suspensa temporariamente.
Os servidores estão em greve desde o dia 10 de agosto. A categoria ocupava o prédio da Câmara há três dias, em manifestação contra o projeto. Durante a ocupação, as atividades ficaram suspensas na Casa.
De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv), atualmente, os servidores são contratados pelo sistema celetista, que é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Caso o projeto seja aprovado, os trabalhadores serão funcionários direto do governo e os direitos e deveres estarão previstos em lei municipal. Os servidores temem perder direitos.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Segundo a presidente do Sindserv, Vilma Oliveira, a suspensão da votação foi decidida durante uma audiência mediada pela Justiça, na 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna, na manhã desta quinta-feira. O encontro contou com a presença de vereadores.
Conforme Vilma, durante a audiência, o presidente da Câmara, Chico Reis (PSDB), se comprometeu a intervir na negociação com a Prefeitura. Uma reunião foi agendada para a sexta-feira (17). A votação do projeto ficou para o dia 29 de agosto.
Ocupação
Os servidores ocuparam a Câmara na segunda-feira (13). O projeto seria votado na terça-feira (14), mas a sessão foi adiada, porque o auditório da Câmara estava cheio de integrantes da categoria.
Ainda na terça, uma medida liminar do juiz Ulysses Maynard Salgado determinou a reintegração de posse do prédio à Câmara de Vereadores. Os servidores tinham que sair do local em um prazo de até 12 horas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil para cada ocupante. Nesta quinta, houve a audiência.
Em nota, a prefeitura informou que propôs a mudança no regime de trabalho dos servidores municipais para tentar equilibrar as finanças do município, dando maior segurança aos funcionários a partir da implementação de um plano de cargos, carreiras e salários, informou o G1.
Analista de Sistemas (UNOPAR), Analista de Suporte Técnico (UNOPAR), Técnico em Comércio (CEEPGTIAMEV), Fotógrafo Jornalista e Designer Digital (ILHÉUS.NET), Fotógrafo (MS Fotografia & Home Studio AN Fotografia) e Profissional de TI Freelancer.
Fotógrafo Jornalista / RP: 0006873/BA