um prédio que abrigaria um shopping popular de Itabuna, começou a ser demolido parcialmente na tarde de segunda-feira (13), após determinação da Justiça. Em dois anos de obra, o prédio registrou dois desabamentos.
De acordo com Yuri Bandeira, coordenador da Defesa Civil da cidade (Codesal), a demolição do último piso e das varandas que circulam quase toda a estrutura do estabelecimento parou por volta das 16h30 e vai ser retomada hoje (14).
Segundo Bandeira, o destino do restante do prédio será decidido pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna nos próximos 30 dias, quando o resultado do laudo técnico da justiça será concluído.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Conforme a Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), por causa demolição, um trecho da Avenida Inácio Tosta Filho e a Rua Osvaldo Cruz foram interditados. Um desvio foi feito para a rua Adolfo Maron.
Caso
De acordo com a prefeitura da cidade, em janeiro deste ano, uma comissão da gestão municipal emitiu um relatório sugerindo a demolição. A situação foi parar na Justiça, que então avaliou a demolição do edifício.
O primeiro desabamento ocorreu em dezembro de 2016. Segundo a prefeitura, responsável pela construção, havia trabalhadores no local no momento do acidente, mas ninguém ficou ferido. Em 26 de julho deste ano, parte da estrutura do imóvel voltou a desabar durante a madrugada.
Após o primeiro desabamento, o Corpo de Bombeiros embargou as obras por cerca de oito meses. Entretanto, em 2017, a construção foi retomada. Ainda no ano passado, as obras foram embargadas mais uma vez.
O espaço está em construção desde 2014, mas as obras foram abandonadas em 2015. Foram gastos mais de R$ 2 milhões para a construção do estabelecimento, que tinha três andares e 150 boxes que abrigariam os camelôs que atualmente ocupam a praça Adami, em Itabuna. Entretanto o espaço possuía muitos problemas estruturais, como infiltrações e rachaduras, informou o G1.
Analista de Sistemas (UNOPAR), Analista de Suporte Técnico (UNOPAR), Técnico em Comércio (CEEPGTIAMEV), Fotógrafo Jornalista e Designer Digital (ILHÉUS.NET), Fotógrafo (MS Fotografia & Home Studio AN Fotografia) e Profissional de TI Freelancer.
Fotógrafo Jornalista / RP: 0006873/BA