Uma baleia jubarte filhote foi encontrada encalhada na manhã de domingo (19), em uma praia de Itacaré. De acordo com o projeto (A)mar e o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), a praia onde a baleia foi achada fica próxima ao condomínio Villas São José, na BA-001.
O projeto aponta que esta é a 9ª baleia encontrada morta neste ano pela região entre as cidades de Ilhéus e Itacaré.
Na última sexta-feira (17), uma baleia jubarte foi achada morta na praia de Mundaí, em Porto Seguro.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O animal foi avistado em alto-mar, boiando, por turistas que faziam um passeio de barco no recife de fora para ver os recifes de corais da região, na quinta-feira (15). Na madrugada de sexta, a baleia encalhou.
Temporada de baleias
A temporada de observação das baleias na Bahia ocorre entre os meses de julho e novembro. Cerca de 20 mil jubartes devem passar pelo litoral baiano no período.
Os animais podem chegar a 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas. As baleias são animais migratórios e estabelecem lugares diferentes para alimentação e reprodução.
Entre julho e novembro, elas saem da região da Antártida, que passa por um inverno rigoroso, e migram para águas tropicais, que são mais quentes, para se reproduzirem.
Desde maio, alguns animais começaram a chegar no estado. O maior berço reprodutivo do Atlântico Sul é na região de Abrolhos – que vai do extremo sul da Bahia ao norte do Espírito Santo.
Dóceis, as baleias atraem milhares de turistas para regiões costeiras da Bahia, como Praia do Forte, Morro de São Paulo, Itacaré, Caravelas e Salvador.
*Informações do G1.
Analista de Sistemas (UNOPAR), Analista de Suporte Técnico (UNOPAR), Técnico em Comércio (CEEPGTIAMEV), Fotógrafo Jornalista e Designer Digital (ILHÉUS.NET), Fotógrafo (MS Fotografia & Home Studio AN Fotografia) e Profissional de TI Freelancer.
Fotógrafo Jornalista / RP: 0006873/BA