Foto: José Nazal

Nessa sexta-feira (13), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) emitiu novos relatórios sobre a balneabilidade nas praias da Bahia. Atualmente, a Rede Amostral de Monitoramento é composta por 121 pontos distribuídos em toda a costa baiana.

Conforme a Resolução N.º 274/2000 do Conama, a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 ML de água.

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas por meio das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem. 

No sul baiano, devem ser evitadas as praias: Marciano, próximo ao Bar Litrão; Malhado, próximo à escultura da sereia; Cristo, próximo a Barraca Point Conde Badaró; Sul, em frente as barracas, acesso Km 0, em direção ao Aeroporto de Ilhéus; Opaba, próximo à barraca Brilho do Luau.

 

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *