Operação da PF cumpre 34 mandados em oito cidades da Bahia

A Polícia Federal deflagrou a Operação Ciranda de Pedra nesta terça-feira (24), que investiga o desvio de recursos públicos destinados à área da infraestrutura na cidade de Maiquinique, interior da Bahia, entre 2012 e 2017. A ação cumpre 20 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de intimação.

São alvos da operação os municípios de Maiquinique, Macarani, Itapetinga, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Jequié, Mirante e Vitória da Conquista.

De acordo com informações da PF, a investigação começou em 2017 sobre obras inacabadas em Maiquinique, decorrentes de seis licitações celebrados na gestão local entre 2013 e 2016, a partir de um convênio com o Ministério das Cidades.

“A investigação descobriu que um grupo de quatro empresas fazia revezamento nas licitações e parte dos recursos era destinada a pagamentos de parentes e pessoas ligadas à Administração Municipal”, diz a nota enviada pela Polícia Federal.

Ainda de acordo com a investigação, algumas das empresas que venciam as licitações eram apenas de fachadas e serviam como laranjas no esquema. A organização criminosa obteve contratos da ordem de R$3.428.183,03, sendo que R$1.587.619,76 está estimado como o valor potencial do desvio com ordem de bloqueio judicial .

Os envolvidos vão responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e fraude à licitação.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/07/operacao-da-pf-cumpre-34-mandados-em-oito-cidades-da-bahia.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.