Desde os anos 1950, uma pergunta ecoa pelo mundo. O que é que a baiana tem? Muitas são as respostas para essa pergunta, mas, agora, uma pesquisa do Sebrae revelou que a Bahia tem mesmo um borogodó. Segundo o levantamento, 62% dos turistas que visitam a Bahia já estiveram no estado antes. São pessoas que vieram, gostaram e voltaram.
O estudo aponta que apenas 38% vêm ao estado pela primeira vez – desses, a maioria vai para Morro de São Paulo. Já entre os turistas que voltam, é mais comum que escolham Porto Seguro e Arraial D’Ajuda.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Quase metade dos turistas vem do Sudeste (48%), outros 28% são viajantes do próprio estado. O destino preferido de quem vem do Sudeste é Porto Seguro, na Costa do Descobrimento.
Já entre os baianos, as cidades mais cotadas são Ilhéus e Itacaré. Morro de São Paulo também se destaca, sendo a preferida dos turistas internacionais e do Sul do Brasil. As viagens em casal ou família respondem por 73% do total.
A coordenadora de turismo e Economia Criativa do Sebrae, Ana Paula Almeida, contou que a pesquisa serve para orientar os governantes e empresários dos conselhos de turismo sobre as ações para impulsionar o setor.
“Esse é um projeto do Sebrae oferecido de forma gratuita aos municípios. Vamos até a cidade, na alta e na baixa estação, e aplicamos o questionário para mapear que tipo de turista frequenta o local. O grande desafio é ajudar a fazer uma análise assertiva e tomar decisões concretas para melhorar o turismo na região”, disse.
Para a pesquisa foram entrevistados 4.010 turistas, entre 2016 e 2018, em Ilhéus, Itacaré, Porto Seguro e Morro de São Paulo. Do total, 76% preferem se hospedar em pousadas e hotéis.
Um levantamento do Kayak, um dos maiores buscadores de viagem do mundo, apontou que a procura por Salvador como destino turístico cresceu 112% nos 50 dias após a estreia da novela Segundo Sol, em relação aos 50 dias anteriores. O resultado foi publicado com exclusividade pela coluna Negócios, do CORREIO.
Alguns setores esperam crescimento de até 20% na taxa de ocupação no próximo ano por causa da novela. No que depender da secretária goiana Agda Rangel, 38, isso deve acontecer. Ela resolveu visitar Salvador depois de ouvir falar das belas praias da cidade. “Também fui atraída pelo povo, né? Os baianos são legais, massa, como eles costumam dizer”, informou o Correio.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.