A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus iniciou nesta quarta–feira, dia 4, uma capacitação para a equipe de coordenadores, técnicos, psicólogos e assistentes sociais, com o objetivo de unificar todas as informações e formulários dos serviços que servem para pesquisas e organização do planejamento estratégico e orçamentário da SDS.

Com o tema “Prontuário do Sistema Único da Assistência Social (Suas)”, o treinamento acontece até o próximo dia 12, das 13 às 16h30min, na sede da SDS, situada na Rua Almiro Vinhais, 45, Bairro Boa Vista, dividido em quatro encontros que abrangem as ações da atenção básica, média e alta complexidade.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Aparecida Santos, o município tem uma defasagem de sete anos sem atualizar e utilizar o Prontuário Suas.

“O prontuário está atrasado há muitos anos, e é importante a atualização periódica dos dados para uniformizar as informações em nível nacional, para o planejamento e o diagnóstico social do município, além de ajudar aos profissionais a entenderem o processo de melhorias das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, salienta.

A coordenadora ainda destaca que só está sendo possível a utilização do prontuário Suas devido à gestão ter aparelhado os equipamentos sociais com computadores, internet e realizado capacitações frequentes com o quadro de servidores. “Os atendimentos e as informações dos programas e serviços são agora registradas e estão em consonância com as normas técnicas da política do Suas em nosso município. As famílias também podem ter acesso aos prontuários”, conclui.

Atividades – No primeiro dia, a capacitação foi realizada com gestor, coordenadores e técnicos das instituições de acolhimento do setor de alta complexidade. Nesta quinta-feira, 5, acontece com coordenadores e técnicos do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Paefi e Medidas, Centro de Referência Especializado de Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e equipe de abordagem.

No dia, 11, será a vez da atenção básica, gestor, coordenadores e técnicos dos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Norte e de Olivença. E no dia, 12, com os coordenadores e técnicos do CRAS Vilela, Oeste e Sul.

A capacitação está sendo realizada pelo setor da Vigilância Socioassitencial da SDS, que tem como finalidade a produção, sistematização, análise e disseminação das informações territorializadas das situações de vulnerabilidade e riscos que incidem sobre famílias e indivíduos, além dos eventos de violação de direitos em determinados territórios, no que se referem ao tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede SUAS em Ilhéus, conforme diz a Secom Municipal.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *