Chocolat Bahia atrai 65 mil visitantes e movimenta R$ 15 milhões em Ilhéus

Foto: Tatiana Azeviche

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau, em Ilhéus (BA), atraiu cerca de 65 mil visitantes e movimentou R$ 15 milhões em negócios, entre os dias 18 e 22 de junho. A festa reuniu expositores e 40 marcas regionais de chocolate e foi responsável pela ocupação de 85% da rede hoteleira local.

Durante o festival, foi lançada oficialmente a Rota do Chocolate. A primeira estrada temática da Bahia compreende fazendas de cacau, fábricas de chocolate, áreas preservadas de Mata Atlântica, casarões históricos e gastronomia, às margens das rodovias Ilhéus-Uruçuca e Jorge Amado, que liga Ilhéus a Itabuna.

Os segmentos envolvidos estão passando por processos de capacitação e captação de negócios, por meio de parceria com o Sebrae. Entre as fazendas abertas à visitação estão Provisão, Riachuelo, Capela Velha, Yrerê e o pioneiro Chocolate Caseiro de Ilhéus.

A Secretaria do Turismo, junto com outros órgãos governamentais, vem trabalhando o chocolate da Bahia como um novo produto para divulgação turística do Estado.

“A implantação da Estrada do Chocolate, entre Ilhéus e Uruçuca, torna acessível aos turistas a experiência de acompanhar o processo de produção do chocolate, que vai desde as plantações até a seleção e secagem das amêndoas e sua transformação em chocolate”, explicou o secretário estadual do Turismo, José Alves.

O operador de turismo José Humberto Sá Nery vê uma ampliação no mercado do turismo. “Os turistas já estão optando por passeios que incluam a gastronomia e fazendas onde se fabrica o chocolate de origem. É um novo mercado que surge graças ao festival”, afirmou ao Brasil Turismo.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/07/chocolat-bahia-atrai-65-mil-visitantes-e-movimenta-r-15-milhoes-em-ilheus.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.