Retóricas sobre a Ciência

Maria Lúcia de Arruda Aranha é Formada em Filosofia pela PUC-SP, Lecionou no Ensino Médio até a aposentadoria. Em parceria com Maria Helena Pires Martins, é autora de “Filosofando – introdução à filosofia” e “Temas de filosofia”. Maria escreveu também as obras “Filosofia da Educação” e “História da Educação e da Pedagogia – Geral e Brasil”.

Maria Helena Pires Martins nasceu na cidade de São Paulo em 1943. Filha de professora, foi educada na escola pública até o final da oitava série. Terminou o antigo colegial nos Estados Unidos e, voltando, formou-se em Filosofia em 1969. Nesse meio tempo, casou-se e teve dois filhos, morou em Belém do Pará e em Recife. Começou a lecionar na PUC-SP em 1972, indo, em1975, para o Mackenzie.

A partir de 1976, deu aula para o colegial, tanto de História da Arte e Estética, quanto de Filosofia e Inglês, em várias escolas de São Paulo: Palmares, Sagarana, Galileu Galilei. Ao mesmo tempo, dava aulas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), onde fez mestrado em Artes (1976), doutorado em Artes (1988) e defendeu o título de livre-docente em 1997.

O presente texto aborda explicitamente como a ciência buscar compreender o que é real de modo em que se é dotado de razão, passando a ver as relações que o universo nos mostra e que são indispensáveis entre os fenômenos, assim permitindo antever a ocorrência e, principalmente, a forma de agirmos sobre a natureza. No entanto, a ciência usa procedimentos intransigentes e chega um arquétipo de conhecimento metódico, imprescindível e decisivo.

TEXTO COMPLETO ABAIXO:

Resenha – Temas de Filosofia

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/06/retoricas-sobre-a-ciencia.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.