Foto: Clodoaldo Ribeiro

Duas novas ambulâncias – uma básica e uma avançada – foram incorporadas hoje (26) à frota do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu) de Ilhéus. A entrega foi oficializada pela manhã, durante ato que contou com a presença de servidores da saúde, secretários municipais e do prefeito Mário Alexandre.

Com mais estas duas viaturas, o serviço em Ilhéus passa a ser oferecido simultaneamente com quatro viaturas, ampliando a cobertura e o atendimento à população. Além dos veículos, as equipes do atendimento do Samu também receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Aí está a demonstração de que a saúde avança. É passo a passo que trabalhamos nesta recuperação. Nossa intenção agora é reestruturar o prédio do Samu e melhorar a qualidade do atendimento”, assegurou o prefeito Mário Alexandre.

“Estamos viabilizando novas ambulâncias através do Ministério da Saúde, até porque, essas (ambulâncias) daqui, foram contratadas com recursos próprios do município”, completou.

Para a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira, é preciso lembrar que as novas ambulâncias fazem parte de um pacto estabelecido com o governo federal para que o serviço pudesse ser continuado no município.

Necessidade de renovação – Com uma frota antiga, o serviço estava limitado em função da precariedade das viaturas, sem manutenção durante a gestão passada.

“Encontramos um Samu muito degastado. Mas a gente está conseguindo reconquistar a credibilidade, recolocando o serviço no lugar onde sempre deve estar”, afirma o coordenador regional Cyomar Dias.

Para ele, o serviço pode se tornar ainda mais eficiente caso haja mais compromisso por parte de setores da população.

“É inadmissível que ainda tenhamos trotes em 80 por cento das chamadas que chegam até aqui”, lamentou.

“Quando uma ambulância sai da base para atender a mais um trote, cinco vidas estão vivenciando um drama real, precisando de ajuda”, reforça o apelo Igor Silva, o coordenador de enfermagem do serviço.

Capacitação – Técnicos de enfermagem e enfermeiros serão capacitados através de um simpósio regional, que será realizado no mês de agosto.  O médico socorrista Walbert Silveira, explica que o Samu é dividido em duas formatações: tem um suporte básico e um suporte avançado. O básico, atua com o condutor socorrista e com o técnico em enfermagem, que fazem o atendimento primário, com menor complexidade. Já a unidade avançada, dispõe de equipamentos mais avançados, como monitor cardíaco, desfibrilador e dá um suporte maior, com um padrão melhor de atendimento ao cidadão, com médico, enfermeiro e o condutor socorrista.

“Os novos carros, chegam para dar melhor assistência, podendo atuar no momento crítico do paciente. Em uma vítima com parada cardíaca eu tenho como tentar reverter, assim como um sangramento extenso, um edema agudo de pulmão…então, tudo isso sem equipamento, seria quase impossível a gente reverter o quadro. Nós fazemos a primeira assistência do paciente na rua, levando-o ao hospital mais próximo, estabilizando seu quadro, permitindo salvar mais uma vida”, comemora doutor Walbert.

Ainda hoje, logo que as novas ambulâncias foram incorporadas à frota, elas já circulavam pelas ruas de Ilhéus. Salvando vidas, conforme diz a Secom Municipal.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *