O litoral de Ilhéus possui 90 quilômetros, sendo o mais extenso de toda a Bahia e um dos mais procurados destinos de praias do Brasil. Parte deste cenário vai abrigar durante os dias 9 e 10 de junho, o projeto “Informar para não afogar” que vai estar na Praia Cai N’água, em Olivença, a partir das 8 horas. Na ocasião, o Circuito Charles Chaves de Surf – realizará a primeira etapa 2018, e pretende atrair inúmeros banhistas ao local. A iniciativa, promovida pelo Corpo de Salva Vidas – vinculado à Secretaria de Administração, tem a finalidade de conscientizar a população e turistas sobre os riscos de afogamento durante o banho de mar.
Na oportunidade, os banhistas ouvem palestras que abordam os índices de afogamentos e medidas de prevenção e participam de atividades práticas como primeiros socorros e técnicas de salvamento aquático, além de aprenderem sobre medidas de prevenção, como: evitar tomar banho em área não supervisionada; não ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas antes de tomar banho; obedecer à sinalização nas praias; evitar tomar banho de mar sozinho e manter 100 por cento de atenção às crianças.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O Circuito – A competição é uma iniciativa promovida pela Associação Olivença de Surf. O evento é aberto ao público e contará com as categorias Open aberta, com 20 vagas e Local, Gromets, Mirim, Iniciante, Master, Bodyboard, Feminino e Espuminha. De acordo com Madureira, iniciativas como esta têm contribuído para a redução do índice de afogamentos no litoral do município, além de proporcionar maior aproximação do corpo de Salva Vidas com a comunidade.
O projeto está à disposição de outras localidades. Para isso, os interessados devem procurar a base do corpo de Salva Vidas, na Avenida Soares Lopes, centro da cidade. “A iniciativa visa reduzir a ocorrência de afogamentos nas praias do município, cuja frequência praticamente duplica na temporada de verão, por isso, estaremos lá, a fim de informar para não afogar”, detalha Domingos Madureira, salva-vidas e coordenador do projeto.
A Prefeitura de Ilhéus conta com 23 postos fixos com duplas de salva-vidas para o trabalho de fiscalização e orientação aos banhistas, distribuída entre a praia de Mamoan, no litoral norte, até Águas de Olivença, no litoral sul, conforme diz a Secom Municipal.
Analista de Sistemas (UNOPAR), Analista de Suporte Técnico (UNOPAR), Técnico em Comércio (CEEPGTIAMEV), Fotógrafo Jornalista e Designer Digital (ILHÉUS.NET), Fotógrafo (MS Fotografia & Home Studio AN Fotografia) e Profissional de TI Freelancer.
Fotógrafo Jornalista / RP: 0006873/BA