Teve início esta semana, em Ilhéus, a quinta edição da Campanha Maio Amarelo com o objetivo de fomentar na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito e reflexões sobre a mobilidade urbana. As ações vão até o próximo domingo, dia 13. Com o mote “Nós somos o trânsito”, o movimento é uma iniciativa coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil e coloca em pauta o tema segurança viária. A proposta visa também mobilizar a sociedade civil organizada, empresas, entidades de classe, associações, federações e órgãos de governos.
Segundo a Superintendência Municipal de Trânsito (Sutran), durante o Maio Amarelo, o órgão promove ações de conscientização para cada usuário da via pública. Mulheres condutoras, pessoas com deficiência, pedestres, motociclistas, estão entre o público-alvo da campanha. São palestras, blitzen educativas, panfletagens, apresentação de legislações específicas, propostas que estimulam condutores, sejam de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
Melhoria na mobilidade – O órgão ainda pretende criar uma Autarquia de Trânsito cujo objetivo é dar uma nova dimensão ao tratamento das questões de trânsito, transportes e da própria mobilidade urbana, como explica o superintendente de Trânsito, Gilson Nascimento. “A iniciativa é tornar as ações mais eficientes e estimular as tratativas para a regulamentação de Moto Táxi, que fazem parte de um projeto de melhoria da mobilidade e qualidade de vida dos usuários da via pública”.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Nascimento acrescenta ainda que “com relação aos acidentes, eles não acontecem por acaso, mas sim fruto de escolhas inadequadas e arriscadas. Neste sentido, 90 por cento dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário que não é só do Brasil, mas de todo o mundo”, ressalta.
Para o encerramento do projeto, haverá um Seminário Municipal que debaterá o trânsito e a melhoria da mobilidade urbana em Ilhéus, dentro da perspectiva da vinda do Complexo Intermodal – Porto Sul e da nova ponte que ligará o centro da cidade ao bairro Pontal e os efeitos no trânsito, transportes e mobilidade. O Maio Amarelo em Ilhéus conta com a parceria do Detran, das Cias PM 68ª e 70ª, sindicatos, comerciantes, autoescolas e estudantes, conforme informou a Secom Municipal.
Analista de Sistemas (UNOPAR), Analista de Suporte Técnico (UNOPAR), Técnico em Comércio (CEEPGTIAMEV), Fotógrafo Jornalista e Designer Digital (ILHÉUS.NET), Fotógrafo (MS Fotografia & Home Studio AN Fotografia) e Profissional de TI Freelancer.
Fotógrafo Jornalista / RP: 0006873/BA