Na primeira declaração pública após saber da condenação judicial em 1ª instância, que determinou a suspensão dos seus direitos políticos por três anos, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, minimizou a decisão judicial.
Ele disse a um blog da capital que o processo tem 21 anos e que soube apenas pela imprensa, jamais tendo sido citado para apresentar sua defesa. Na verdade, ele sabe que suas várias condenações não terão efeito prático.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Gomes já foi condenado à prisão pela Justiça Federal, perdeu os direitos políticos em várias ações diferentes, mas continuou disputando eleições com liminares e ficou fora da cadeia graças a uma infinidade de recursos.
Nestes 21 anos em que deveria ter sido impedido de concorrer a cargos públicos, Gomes ganhou três mandatos de Prefeito de Itabuna, sempre recebendo o maior salário do estado, como o atual, de R$ 30 mil, maior que o do governador.
Nesta ação, Fernando Gomes foi denunciado pelo Ministério Público por contratação de servidor sem concurso público durante seu terceiro mandato, em 1997.
Eleito pelo Democratas em 2016, o prefeito atualmente integra o grupo do governador Rui Costa (PT), a quem classifica como “o melhor gestor da Bahia” e deve ter milhões de motivos para isso.
De acordo com o blog, ao comentar a decisão da Justiça, Gomes apostou que o caso irá prescrever e declarou que a ação do Ministério Público foi motivada pela contratação de uma professora. “Não foi nem duas, foi uma”.
Na Bahia, Fernando Gomes é o maior exemplo de que, na política, o crime compensa. Dono do maior número de processos por corrupção da história da cidade, ele nunca foi punido e construiu sua fortuna apenas com mandatos públicos, conforme diz A Região.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.