Será inaugurado na próxima terça-feira (17), às 8 horas da manhã, o primeiro Centro integrado de Inclusão Social (Cenis) de Ilhéus, situado na Rua Maria Luiza (antigo Posto de Saúde), no Iguape. O Centro criado em parceria pela Prefeitura de Ilhéus e Câmara de Vereadores oferecerá atendimentos especializados em Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer.

O projeto surgiu a partir do requerimento do vereador Pastor Matos e tem como objetivo a integração dos serviços das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação em um único local. “A ideia é oferecer os diversos serviços num mesmo local, promovendo a inclusão social e facilitando o acesso dos serviços públicos para a comunidade”, destaca Matos.

Na área social, serão oferecidos os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que trabalha com crianças, adultos e idosos. Na saúde, funcionará o Posto de Saúde da Família (PSF). Pela educação, canto da leitura e criação da horta comunitária nas escolas municipais e estaduais, além disso, atividades de esporte e lazer. Funcionará ainda no CENIS o Grupo de Apoio das Pessoas com Deficiência (GAPDEFI).

O centro funcionará de segunda à sexta, sempre das 08h às 17 horas, com demandas espontâneas e busca ativa realizada pelas equipes multidisciplinares. A proposta ainda, é que, demais serviços sejam oferecidos em parcerias com empresas privadas e faculdades. 

Inauguração – Para o dia da inauguração, será realizado um grande mutirão, das 08h às 14 horas, com os serviços de saúde, atendimentos médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros, palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, Depressão, Direitos Humanos, Drogas, Autoestima, Violência Contra à Mulher, atendimentos de pesagem e cadastro do bolsa família,  teste de glicemia, aferição de pressão arterial, benefício de prestação continuada (BPC), passe livre,  cartão do idoso,  segunda via da identidade e certidão de nascimento, serviços Centro de Referência de Atenção à Mulher (Cram), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), entre outros.  Os atendimentos do mutirão serão realizados com senhas, conforme diz a Secom Municipal.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *