ILHÉUS: VEREADOR SOLICITA REFORMA DE PONTO, MAS MARÃO NÃO ATENDE E FICA DANDO DINHEIRO A DONO DE TOLDO

 

O vereador Ery Bar (PSD) ano passado fez uma indicação Nº 491/2017, que solicitava a reforma do ponto de ônibus localizado no Centro da cidade e que corria o risco de desabar na cabeça dos usuários do transporte público. O ILHÉUS.NET denunciou com imagens as condições da estrutura do ponto de ônibus (veja aqui).

No levantamento feito pelo ILHÉUS.NET na cidade existem VÁRIOS pontos de ônibus, mas apenas poucos deles tem cobertura. Desses que tem cobertura, a maioria dos assentos está danificada ou as coberturas quebradas.

Estudos realizados nos últimos anos apontam a mobilidade urbana como uma questão crucial no desenvolvimento das grandes cidades brasileiras. Além de afetar a qualidade de vida dos moradores, ela desequilibra a economia das cidades e acentua a exclusão social. A demora nos deslocamentos, os longos congestionamentos e a falta de acesso ao transporte são problemas diretamente decorrentes do atual modelo de mobilidade adotado (Revista “Cidades do Brasil”. Transporte Urbano. ed. 54. Setembro de 2004).

Porém, a ineficiência desses transportes e a frustração de esperar por um ônibus têm feito os usuários desistirem de usar o transporte coletivo, dentre as quais em Ilhéus se destacam os mototaxistas e as lotações. Ilhéus está entre as cidades que mais perderam passageiros nos últimos anos e que tem uma das maiores passagem de ônibus do país, a saber R$ 3,50.

Para o especialista em trânsito, Roberto Menezes Parra, andar de ônibus é sinônimo de desânimo e frustração. “Não se vê mais campanhas incentivando pessoas a andarem de ônibus. Falta de pontos de ônibus favorecem as pessoas a pegarem os carros na garagem e irem de carro ou pegarem o tal transporte alternativo. Os usuários se sentem incomodados em ficar meia hora de baixo de um sol escaldante esperando por um ônibus que certamente estará lotado. Andar de ônibus em países da Europa, por exemplo, é algo luxuoso, no Brasil e principalmente em pequenas cidades, é dor de cabeça e irritação na certa”, comentou em entrevista a Gazeta.

Nota do site: O governo Marão ao colocar “OS TOLDOS” apenas está dando dinheiro a empresários, que acredito que seja a PAZZINE (posso está errado), mas o fato é, pelo tempo da indicação do Vereador, já era pra ter construído não só este ponto, como vários outros. Perguntar ofende? Por que quase um ano os toldos estão inseridos no local? E nenhuma iniciativa de reforma FOI TOMADA?

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/01/ilheus-vereador-solicita-reforma-de-ponto-mas-marao-nao-atende-e-fica-dando-dinheiro-dono-de-toldo.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.