Foto: GOV/BA

Mais de 200 cirurgias realizadas em menos de 20 dias e outras 250 programadas para até o próximo dia 15: este é o panorama atual do hospital Regional d Costa do Cacau que foi inaugurado no dia 15 de dezembro. Localizado na cidade de Ilhéus, a instituição está reduzindo a espera na fila para procedimentos cirúrgicos dos usuários do SUS na região sul do Estado, além de atender às cirurgias de emergência, que chegam diariamente à unidade de saúde.

Construído pelo Governo do Estado, com um investimento de R$ 114 milhões, o hospital atende a 67 municípios da região sul. As cirurgias programadas através do Mutirão da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) beneficiaram os usuários do SUS de Ilhéus, Arataca, Aurelino Leal, Camacan, Canavieiras, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ipiaú, Itacaré, Itapitanga, Mascote, Santa Luzia, Una e Uruçuca.

O diretor técnico, Cláudio Moura Costa, explica que a unidade de saúde realizará mais de 400 procedimentos cirúrgicos, agendados através do Mutirão, até a 1ª quinzena de janeiro. “O hospital está dando vazão a toda essa demanda. Além disso, nós estamos fazendo o retorno de ambulatório dos pacientes que foram operados na primeira fase. E caso haja necessidade, será marcada posterior visita. Tudo está funcionando a contento, dentro do previsto”, destacou.

De acordo com a Sesab, a unidade é referência para 67 municípios, que abrigam uma população de 1,6 milhão de habitantes. A secretaria da Saúde esclarece ainda que, o HRCC é uma unidade de alta complexidade, ou seja, atende casos laranjas (muito urgentes) e vermelhos (emergência). Como diferenciais, o hospital oferta serviços de cirurgia cardíaca, cateterismo, neurocirurgia, bem como ortopedia de alta complexidade.

O HRCC está habilitado a atender casos de média e alta complexidade, dispondo de serviços de urgência e emergência, hemodinâmica, especialidades clínicas (clínica geral, cardiologia, neurologia e saúde mental). A sua estrutura comporta 225 leitos, sendo 30 de UTI Adulto. O hospital conta ainda com um parque de bioimagem completo, com equipamentos de última geração, incluindo ressonância magnética e tomógrafo.

Informações do iBahia

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *