A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde divulgou dois editais para a concessão de bolsas para Programas de Residências Médica (Edital Nº 10, de 27 de novembro de 2017) e em Residência em Área Profissional da Saúde (Edital Nº 10, de 27 de novembro de 2017). A concessão de bolsas pelo Ministério da Saúde para a concorrência entre as instituições, nos termos deste Edital, está condicionada à existência de:
• Vagas novas, decorrentes da criação de novo PRM;
• Vagas novas, decorrentes da expansão de PRM existente, com credenciamento vigente e que esteja em situação regular junto às Comissões Nacionais de Residência Médica (CNRM/MEC) ou Multiprofissional da Saúde (CNRMS/MEC);
• Vagas novas, autorizadas para início em 2017, mas que não foram contempladas nos últimos Editais (nº 16 ou 17, ambos de outubro de 2016).
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O preenchimento dessas vagas tem como objetivo favorecer a formação de especialistas nas modalidades Médica, Multiprofissional ou Uniprofissional da Saúde, em áreas de atuação prioritárias para o SUS. Com os editais, o Ministério da Saúde quer ampliar a oferta de assistência médica e de profissionais da saúde para atendimento de casos relacionados a tríplice epidemia “Zika, Dengue e Chikungunya”; para o cuidado às pessoas e familiares que têm contato, de alguma forma, com Microcefalia e para o enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis, particularmente AVC (acidente vascular cerebral), infarto, hipertensão arterial, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas, e seus fatores de risco em comum como a obesidade, tabagismo, álcool, inatividade física e alimentação não saudável.
Segundo os editais, as bolsas podem ter duração: de 1 a 5 anos (dependendo da especialidade) para as Residências Médicas e de 2 a 3 anos (Residência em Bucomaxilofacial) para as Residências em Área Profissional da Saúde. São ofertadas 33 especialidades para a Residência Médica e 12 para a Residência em Área Profissional da Saúde.
Serão analisadas apenas as propostas adequadamente inscritas no SIGRESIDÊNCIAS e cujas vagas estejam autorizadas ou submetidas à autorização pelas respectivas Comissões Nacionais (CNRM/MEC ou CNRMS/MEC).
Informações coletadas no MS
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.