A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde divulgou dois editais para a concessão de bolsas para Programas de Residências Médica (Edital Nº 10, de 27 de novembro de 2017) e em Residência em Área Profissional da Saúde (Edital Nº 10, de 27 de novembro de 2017). A concessão de bolsas pelo Ministério da Saúde para a concorrência entre as instituições, nos termos deste Edital, está condicionada à existência de:

• Vagas novas, decorrentes da criação de novo PRM;
• Vagas novas, decorrentes da expansão de PRM existente, com credenciamento vigente e que esteja em situação regular junto às Comissões Nacionais de Residência Médica (CNRM/MEC) ou Multiprofissional da Saúde (CNRMS/MEC);
• Vagas novas, autorizadas para início em 2017, mas que não foram contempladas nos últimos Editais (nº 16 ou 17, ambos de outubro de 2016).

O preenchimento dessas vagas tem como objetivo favorecer a formação de especialistas nas modalidades Médica, Multiprofissional ou Uniprofissional da Saúde, em áreas de atuação prioritárias para o SUS. Com os editais, o Ministério da Saúde quer ampliar a oferta de assistência médica e de profissionais da saúde para atendimento de casos relacionados a tríplice epidemia “Zika, Dengue e Chikungunya”; para o cuidado às pessoas e familiares que têm contato, de alguma forma, com Microcefalia e para o enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis, particularmente AVC (acidente vascular cerebral), infarto, hipertensão arterial, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas, e seus fatores de risco em comum como a obesidade, tabagismo, álcool, inatividade física e alimentação não saudável.

Segundo os editais, as bolsas podem ter duração: de 1 a 5 anos (dependendo da especialidade) para as Residências Médicas e de 2 a 3 anos (Residência em Bucomaxilofacial) para as Residências em Área Profissional da Saúde. São ofertadas 33 especialidades para a Residência Médica e 12 para a Residência em Área Profissional da Saúde.

Serão analisadas apenas as propostas adequadamente inscritas no SIGRESIDÊNCIAS e cujas vagas estejam autorizadas ou submetidas à autorização pelas respectivas Comissões Nacionais (CNRM/MEC ou CNRMS/MEC).

Clique aqui e veja o edital

Informações coletadas no MS

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *