O Uber está perdendo dinheiro bem mais rápido que outras empresas, em grande parte devido a um componente essencial para suas operações: os motoristas.
O Uber está claramente seguindo a velha estratégia “crescer primeiro, ganhar dinheiro mais tarde” do Vale do Silício, por isso é esperado que seus custos tenham aumentado à medida que suas operações se expandiram para novas cidades.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Em Ilhéus, 33 motoristas fizeram a seleção para ser motorista do Uber, todavia, devido a rigorosidade da empresa em solicitar vários documentos que demonstre a idoneidade dos inscritos, sobraram apenas 5 motoristas que circulam pela cidade.
O Uber vem tentando desesperadamente (e silenciosamente) mitigar suas perdas com os motoristas. Depois de baixar tarifas na América do Norte para atrair novos clientes, a empresa começou a tomar uma percentagem maior das corridas (até 30%). Foram instituídas garantias temporárias de salário por hora em algumas cidades, mas como o BuzzFeed relatou recentemente, eles ainda tomam cerca de um terço dos parcos rendimentos dos motoristas em vários locais dos EUA.
Logo, percebe-se que tal “novidade” não traz nenhum prejuízo para o transporte público, apenas contribui para uma população que sofre com um transporte de terrível qualidade e preço exorbitante. Ainda resta observar que os custos em manter carros autônomos (Alguns são alugados a baixo custo), combustível, manutenção, centrais de controle, eventuais processos jurídicos, o UBER contribui para sociedade mesmo alguém tomando prejuízo, no caso, o próprio UBER ou o motorista. Empresas de ônibus nunca perdem nessa história!
Dados coletados no site do UBER e Gizmodo
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.