Nova avaliação das informações sobre infestação por larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zíka, Febre Amarela e Febre Chikungunya, revela que 15 bairros estão em risco de surto da doença em Ilhéus.
No geral, o índice predial na cidade foi de 7,1% dos imóveis pesquisados apresentam larvas do Aedes aegypti, que coloca a cidade em situação de alerta. Todavia, 18 bairros apresentam um índice satisfatório, mas deve continuar permanentemente a prevenção, não deixando qualquer recipiente com água.
O resultado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), apresentado nesta sexta-feira (03) pela Secretária de Saúde Elizângela Oliveira e o Coordenador de Endemias Roberto Almeida, tem como metodologia a identificação onde estão concentrados os focos dos mosquitos em cada bairro. A divulgação do LIRAa é simultânea ao lançamento da Campanha Nacional de Combate às Arboviroses para reforçar o alerta que vem sendo feito pelo Ministério da Saúde. Este ano, a campanha aumentará o tom de alerta, com o testemunho de pessoas que tiveram dengue, zika e febre chikungunya e lembrando as que morreram em decorrência das doenças.
“Apesar de que o grau de conhecimento das pessoas sobre a doença e a prevenção seja avançado, o ilheense sabe que tem papel primordial na eliminação dos focos do mosquito, o que ainda é um desafio. Prova disso é o resultado do LIRAa deste ano. Neste aspecto, ainda é necessário o esforço da população em fazer sua parte, tendo em vista, que mais de 90% dos focos se encontram nas residências, logo, cada um fazendo a sua parte iremos contribuir para um verão sem epidemia das doenças transmitida pelo mosquito” alerta o Coordenador de Endemias Roberto Almeida.
Vejamos alguns bairros que necessitam de uma intervenção urgente da população, como por exemplo, Banco da Vitória com 16,7%, Alto do Coqueiro 21,4% e Salobrinho com 21,2, esses necessitam uma ação imediata, haja vista, que o Ministério da Saúde classifica como satisfatório quando o índice está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.