Com mais de 100 leitos e um investimento de cerca de R$58 milhões, a primeira unidade de alta complexidade da região da Chapada Diamantina, o Hospital Regional da Chapada, em Seabra, será entregue nesta sexta-feira (1º) pelo governador Rui Costa e pelo secretário estadual da Saúde Fábio Vilas-Boas, em cerimônia a partir das 16h.
O Hospital da Chapada terá perfil assistencial de hospital geral, capaz de ofertar ao usuário do SUS atendimento médico em urgência e emergência clínica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, traumato-ortopédica e psiquiátrica; internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva; atendimento ambulatorial mediante oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnostico em patologia clínica, anatomo-patologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A unidade, que será referência para 11 municípios, contará com 101 leitos, sendo 10 de UTI e uma equipe formada por 349 profissionais, entre eles, 80 médicos, 34 enfermeiros e 98 técnicos de enfermagem. Com o novo equipamento, a população da região da Chapada que precisa, por exemplo, de internamento em UTI não mais terá a necessidade de se deslocar para Irecê, Feira de Santana ou até mesmo Salvador.
Os primeiros procedimentos já estão sendo agendadas na etapa de Seabra do Mutirão de Cirurgias. As consultas e exames pré-operatórios serão feitos até a próxima sexta-feira (1º) em unidades móveis que estão estacionadas na Praça da Bandeira.
Ampliação de leitos na Bahia
Com a inauguração dos hospitais da Chapada, em Seabra, e Costa do Cacau, em Ilhéus (sul), ambos em dezembro, o Governo da Bahia adiciona 326 novos leitos à rede estadual. São mais de R$160 milhões investidos entre obras e equipamentos nas duas unidades, que vão oferecer serviços de média e alta complexidade.
O Hospital Costa do Cacau será referência para 67 municípios que abrigam uma população de 1,6 milhão de habitantes. Na primeira etapa, a unidade terá 225 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva Adulto (UTI). Como diferenciais, o hospital oferece serviços de cirurgia cardíaca, cateterismo, neurocirurgia, e também ortopedia de alta complexidade. A unidade ainda contará com um parque de bioimagem completo, incluindo ressonância magnética e tomógrafo. Na segunda etapa, mais 120 leitos serão entregues.
Informações do Portal dos Municípios

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.