Com mais de 100 leitos e um investimento de cerca de R$58 milhões, a primeira unidade de alta complexidade da região da Chapada Diamantina, o Hospital Regional da Chapada, em Seabra, será entregue nesta sexta-feira (1º) pelo governador Rui Costa e pelo secretário estadual da Saúde Fábio Vilas-Boas, em cerimônia a partir das 16h.
O Hospital da Chapada terá perfil assistencial de hospital geral, capaz de ofertar ao usuário do SUS atendimento médico em urgência e emergência clínica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, traumato-ortopédica e psiquiátrica; internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva; atendimento ambulatorial mediante oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnostico em patologia clínica, anatomo-patologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.
A unidade, que será referência para 11 municípios, contará com 101 leitos, sendo 10 de UTI e uma equipe formada por 349 profissionais, entre eles, 80 médicos, 34 enfermeiros e 98 técnicos de enfermagem. Com o novo equipamento, a população da região da Chapada que precisa, por exemplo, de internamento em UTI não mais terá a necessidade de se deslocar para Irecê, Feira de Santana ou até mesmo Salvador.
Os primeiros procedimentos já estão sendo agendadas na etapa de Seabra do Mutirão de Cirurgias. As consultas e exames pré-operatórios serão feitos até a próxima sexta-feira (1º) em unidades móveis que estão estacionadas na Praça da Bandeira.
Ampliação de leitos na Bahia
Com a inauguração dos hospitais da Chapada, em Seabra, e Costa do Cacau, em Ilhéus (sul), ambos em dezembro, o Governo da Bahia adiciona 326 novos leitos à rede estadual. São mais de R$160 milhões investidos entre obras e equipamentos nas duas unidades, que vão oferecer serviços de média e alta complexidade.
O Hospital Costa do Cacau será referência para 67 municípios que abrigam uma população de 1,6 milhão de habitantes. Na primeira etapa, a unidade terá 225 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva Adulto (UTI). Como diferenciais, o hospital oferece serviços de cirurgia cardíaca, cateterismo, neurocirurgia, e também ortopedia de alta complexidade. A unidade ainda contará com um parque de bioimagem completo, incluindo ressonância magnética e tomógrafo. Na segunda etapa, mais 120 leitos serão entregues.
Informações do Portal dos Municípios
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.