É cada contrato “estranho” na Prefeitura de Ilhéus, vem aí a operação bunda de neném

 

Os 05 princípios da administração pública conforme o Artº 37 da Constituição Federal, seja ela direta ou indireta em qualquer Estado ou Município obedecerá os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e de acordo também com Emenda Constitucional nº 19 de 1998. Percebemos que a administração pública não pode fazer nada a não ser que esteja previsto em lei (legalidade), legalidade num primeiro sentido é a ideia de agir autorizado por lei, a impessoalidade é sinônimo de isonomia e/ou igualdade, os cargos de nomeação política foge essa impessoalidade, mas também impessoalidade pode ser entendida como o não uso da administração pública para proveito pessoal, logo, o administrador não pode buscar o interesse pessoal, mas o interesse de todos, ou seja, coletividade e interesse público, assim a impessoalidade é a finalidade, conforme já disse Hely Lopes Meirelles.

A Moralidade é a conduta ética do administrador público, ou seja, se um administrador faz um concurso público e manda a organizadora cobrar dobro no valor da inscrição para repassar metade para o administrador, está ferindo o princípio da moralidade. A moralidade é comumente é extraído das regras de costume, na maioria das vezes não precisa nem está escrito, é só verificar o que o “comum” verifica o que é correto ou errado.

A Publicidade é todo ato do administrador que deve ter a clareza nos atos administrativos. A ideia de transparência também pode ser sinônimo de publicidade, visando garantir o controle da administração pública. A publicidade deve estar impressos em tela no diário oficial, tanto nos processos seletivos, concursos, processos licitatórios, entre outros, para da visibilidade na publicidade oficial.

E por fim, a eficiência que tem uma característica importante, haja vista, que surgiu na CF 10 anos depois, foi elevado a princípio Constitucional. A eficiência é a atividade do gestor público para garantir aos usuários de serviços públicos a efetividade dos serviços, a eficiência também é entendida como a organização administrativa e financeira para garantia de ações para a coletividade.

Assim, percebemos que a administração pública nos dias atuais deve obedecer tais princípios, antigamente existia tínhamos uma administração burocrática com objetivo de controle dos meios, depois surgiu a administração gerencial que era soma da burocrática, mas vai objetivar o fim, ou seja, a ótima execução dos serviços públicos, resultados. Hoje temos princípios norteadores que englobam toda a administração pública e se fosse utilizado o Brasil não estava na “UTI”.

Vamos ao assunto, a Secretaria de Saúde no ano de 2013 gastou aproximadamente 15 mil/ano com fraldas descartáveis com a empresa Marileide, aquela acusada de participar de organização criminosa que fraudava licitações, entre 2009 e 2016, em Ilhéus, e foi alvo da Operação Citrus, deflagrada em março deste ano. Conforme imagem abaixo:

Em 2014, o Governo Jabes gastou aproximadamente 88mil/ano com fraldas descartáveis e sonda. Conforme abaixo:

Aí vem o governo Marão e “bizonhamente” realiza um processo licitatório com suposto superfaturamento, quando duas empresas ganha um processo licitatório e é divulgado no diário oficial o extrato do contrato com mais de 600mil para aquisição de fraldas descartáveis. 

O que estranha é o pagamento à empresa BOLT MEDICAMENTOS. Vem aí, a “OPERAÇÃO BUNDA DE NENÉM”. É necessário uma investigação para justificar ou não esse alto valor e para um período de menos 04 meses. 

Enquanto isso, o Conselho Municipal de Saúde brinca de “pega-pega”.

Fonte Complementar: PEREIRA, Luis C. Bresser. Da Administração Pública Burocrática à Gerencial. Revista do Serviço Público, 47(1) janeiro – abril 1996.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 33ª Edição. Atualizada por Eurico de Andrade Azevedo, Délcio Balestero Aleixo e José Emmanuel Burle Filho. Malheiros Editores. São Paulo, 2007.

Franklin Deluzio
Follow me

Franklin Deluzio

Autor em ilheus.net
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Especializando em Educação, Especializando em Gestão Pública Municipal (UESC) e Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Franklin Deluzio
Follow me

Atenção! Os comentários do blog são via Facebook ou Google Plus, se quiser comentar, esteja logado! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor do mesmo.

Loading Facebook Comments ...
Teste sua internet
Técnico em informática
Técnico em informática em Ilhéus

Técnico em informática em Ilhéus

Ultra Li

Agência Digital com experiência 100% focada no online, atuando com o desenvolvimento de sites e soluções completas para a internet.

Solicite seu orçamento Aqui