8 de outubro de 2026


Instituto AOCP
Prefeitura Municipal de Ilhéus

Anunciar em blog de Ilhéus
A maioria das lagostas já estavam mortas. Foto: CIPPA/PS

Na tarde de segunda-feira 19, cerca de 450 quilos de lagosta da espécie vermelha (Panulirus argus) foram apreendidas em uma operação de fiscalização ambiental no município de Ilhéus, sul da Bahia. A ação foi promovida pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro (CIPPA/PS), após informações sobre uma embarcação que descarregava pescados de forma ilegal no Porto de Malhado, localizado na cidade.

No local indicado, os policiais encontraram um uma picape carregado com as lagostas, a maioria já mortas. A embarcação responsável pela descarga já havia deixado o porto antes da fiscalização. O condutor do veículo não apresentou documentação que comprovasse a origem e legalidade do pescado, contrariando a Portaria Interministerial MPA/MMA nº 31/2025, que regulamenta a captura e comercialização da lagosta no Brasil.

Os policiais prenderam em flagrante o responsável, com base nos Artigos 34 e 25 da Lei Federal nº 9.605/98, que trata dos Crimes Ambientais. O acusado foi encaminhado à Delegacia de Crimes Ambientais, onde foi autuado pela Polícia Civil e por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Informações do Siga Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *