Ameaçada de extinção, tartaruga rara é encontrada encalhada em praia na Bahia — Foto: Projeto (A)mar/DivulgaçãoUma tartaruga-de-couro, conhecida também como tartaruga gigante, foi encontrada encalhada em uma praia na zona norte de Ilhéus, no sul da Bahia, na quinta-feira (15). Ela estava com uma das nadadeiras dianteiras amputadas. Ambientalistas conseguiram salvar o animal que, segundo o Projeto (A)mar, está ameaçado de extinção. [Assista ao vídeo]
Profissionais do projeto foram acionados por banhistas que estavam na praia. A tartaruga, uma fêmea adulta com cerca de 2 metros, foi analisada e estabilizada pelos ambientalistas. Após a avaliação, ela foi devolvida em uma praia onde o mar é mais calmo, sem ondas.
Isso porque, segundo o Projeto (A)mar, a tartaruga não conseguiria romper a zona de arrebentação das ondas sozinha sem as duas nadadeiras dianteiras. Além disso, no local em que ela foi encontrada tinham boias de redes de espera, que a colocavam em risco.
CANAL NO WHATSAPP:
Receba as notícias de Ilhéus e região em tempo real.
Clique aqui e participe!
SIGA NO INSTAGRAM:
Acompanhe fotos, vídeos e os bastidores do Ilhéus.Net.
Siga @ilheusnet agora!
De acordo com os ambientalistas, o ferimento já estava cicatrizado, e tartarugas-de-couro conseguem sobreviver em vida livre mesmo com uma só nadadeira dianteira.
Eles registraram dados biométricos e coletaram amostras biológicas do animal, que foi apelidado de “Esperança”.
Período reprodutivo
Conforme informações do projeto, a tartaruga-de-couro é uma espécie oceânica e se aproxima da costa durante o período reprodutivo. Mesmo sendo rara, animais da espécie com o mesmo tipo de amputação têm sido encontrados pelo país. O motivo seria a interação das tartarugas com artefatos pesqueiros do tipo espinhel.
O projeto contou com o apoio da população local, de membros da comunidade terapêutica fonte dos milagres, de policiais militares da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental e Marinha do Brasil na operação de atendimento e soltura da tartaruga.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Ufologia, Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.