
Encontro fortalece o diálogo e contribui para o planejamento de ações da assistência social
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Pobreza, realizou nesta sexta-feira (30) uma visita à Aldeia Indígena Acuípe de Baixo, em Ilhéus. A ação foi conduzida pelo CRAS Central – Especial para Povos Tradicionais, em parceria com o CRAS Olivença, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), lideranças e moradores da comunidade indígena.
Durante a visita, a equipe apresentou os serviços ofertados pelo CRAS Central e explicou como a comunidade pode acessar as políticas públicas de assistência social. O encontro também contou com um momento de escuta qualificada, no qual os participantes puderam relatar dificuldades, necessidades e expectativas.
A escuta foi realizada por meio de uma dinâmica participativa, que garantiu a fala dos moradores e o respeito às formas de organização da comunidade. As informações levantadas ajudam o poder público a compreender melhor a realidade local.
A atividade fortalece o vínculo entre a rede socioassistencial e a comunidade indígena. Os dados coletados contribuem para o diagnóstico socioterritorial e para o planejamento de ações mais adequadas, considerando as especificidades culturais dos povos tradicionais.
A iniciativa integra as ações de transparência e aproximação dos serviços públicos, com foco na orientação social e no acesso aos direitos garantidos pela política de assistência social.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Ufologia, Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.