13 de janeiro de 2026

Foto: Nadson Carvalho e Nadson Stolze

A tradicional Puxada do Mastro de São Sebastião 2026 foi realizada neste domingo (11), em Olivença, reafirmando uma das celebrações mais antigas em continuidade no sul da Bahia. Com mais de 300 anos de história, a festa segue viva ao reunir espiritualidade, identidade cultural e a força ancestral do território Tupinambá.

A realização é da Associação dos Machadeiros de Ilhéus (AMAO), em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. A programação do domingo contou com missa, derrubada do mastro, cortejo saindo da mata, passando pela praia e chegando à praça, além de shows e atividades culturais.

Na Praça Cláudio Magalhães, subiram ao palco os cantores Nadson O Ferinha, Luan Costa e Tony Canabrava, animando mais de 4 mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar da Bahia. Nos dias anteriores, sexta e sábado, o público já havia curtido apresentações de Thiago Magalhães, Pagofunk, O Black e a Roda de Samba.

O evento contou ainda com o apoio das forças de segurança, incluindo Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e equipes de salva-vidas, além da atuação da Sutram na organização do trânsito.

Foto: Nadson Carvalho e Nadson Stolze

A programação da Puxada do Mastro segue no próximo dia 18 de janeiro, com o arreamento do mastro, às 18h. Já no dia 20, acontece o levantamento do mastro e a missa em homenagem a São Sebastião, a partir das 17h.

O apoio da gestão municipal reafirma o compromisso com a identidade cultural de Ilhéus e o fortalecimento da fé e da tradição regional.

Fotos: Nadson Carvalho e Nadson Stolze / Sucom Ilhéus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *