
Ocorrências até o dia 21 de dezembro não serão convertidas em penalidades
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), informa que todas as infrações registradas pelos radares de fiscalização eletrônica até domingo, dia 21 de dezembro de 2025, terão caráter exclusivamente educativo. Nesse período, as ocorrências não serão convertidas em penalidades, nem resultarão em pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do proprietário do veículo.
A medida tem como objetivo permitir que os motoristas se adaptem ao novo sistema implantado no município, além de reforçar ações de orientação e educação no trânsito.
Durante esse período, a Sutram enviará correspondência aos condutores cujos veículos forem identificados pelos radares, informando que se trata de notificação educativa. O documento tem caráter informativo e busca conscientizar os motoristas sobre os limites de velocidade e o respeito às normas de trânsito nos trechos monitorados.
“Estamos com um novo sistema de fiscalização e entendemos a importância de dar um período de adaptação. Durante esta semana, estamos nas ruas com panfletagem, orientações e abordagens educativas para conscientizar sobre a importância dos radares e o nosso principal objetivo, que é diminuir o número de acidentes”, destacou o diretor da Sutram Cláudio Cardoso.
A Prefeitura de Ilhéus reafirma o compromisso com a segurança viária, a transparência e a educação no trânsito, adotando medidas que contribuam para a redução de acidentes e a preservação da vida.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.