
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), participa pela primeira vez como expositora no Salon du Chocolat Paris 2025. Esse é um dos maiores eventos do mundo dedicados ao cacau e ao chocolate e segue até domingo (02), na capital francesa. O objetivo é fortalecer a presença de Ilhéus no cenário internacional e destacar o município como referência em turismo inteligente, cultura, gastronomia e produção sustentável.
O Brasil foi homenageado no evento, que contou com o workshop “Bahia, Brasil: um Destino de Oportunidades”. Dentro dessa celebração, Ilhéus ganhou destaque com um stand próprio, localizado próximo ao espaço Brasil Origem Week, que tem atraído o público internacional pela combinação de tradição, criatividade e sustentabilidade.
Durante a cerimônia de inauguração do Espaço Brasil, a Prefeitura promoveu ações de divulgação cultural e gastronômica, com destaque para o lançamento do chocolate de camarão e dendê, da Benevides Chocolates Finos, e para o Welcome Drink com licor de cacau, chocolate e nibs da Licor Iracema, apresentado por “Gabriela”, personagem símbolo da cidade criada por Jorge Amado.
Com essa participação, a gestão municipal reforça a vocação histórica e econômica de Ilhéus, ligada ao cacau e ao turismo sustentável, consolidando o município como referência internacional em cacau de origem e gastronomia de identidade.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.