O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) celebra três décadas de dedicação à arte e à formação humana com um presente especial para os pequenos: o projeto “A Aventura de Mariá e Mureci – Circulação Primeira Infância”, que encantou cerca de 800 crianças de creches municipais de Ilhéus e Itabuna, com o poder transformador do teatro.
Entre 22 e 26 de setembro, em Ilhéus, e 6 e 10 de outubro, em Itabuna, o espetáculo “A Aventura de Mariá e Mureci” percorreu 11 creches municipais, somando cerca de 40 apresentações repletas de cores, sons, imaginação e descobertas. A iniciativa integra os Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, e recursos da PNAB/Ministério da Cultura – Governo Federal.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Em cartaz desde o ano passado, o espetáculo tem cativado o público infantil com uma narrativa sensível e poética: Mariá, uma menina curiosa, e seu amigo Mureci, um canário-da-terra amarelinho, exploram um universo repleto de seres mágicos e lições sobre amizade, respeito e harmonia com a natureza. Tudo isso contado em música, contação e manipulação de bonecos.
*Novas formas de olhar o mundo -* Para o dramaturgo e diretor do TPI, Romualdo Lisboa, o projeto reafirma o compromisso da companhia com a formação cultural desde a infância. “Esse projeto foi pensado especialmente para a primeira infância, porque acreditamos que a arte tem um papel fundamental na formação humana. Queremos que cada criança se sinta parte da história e descubra, através da imaginação, novas formas de olhar para o mundo e para si mesma.”
O encantamento foi compartilhado também por educadores. A diretora da Escola Municipal Professor Osvaldo Ramos, em Ilhéus, Cleize Sandes, destacou o encanto dos pequenos com o espetáculo. “É bastante lúdico e se aproxima muito da linguagem das crianças. Elas interagem, participam e se divertem, e nós, adultos da equipe, também nos divertimos bastante. Foi um momento mágico e inesquecível.”
Já a diretora da Creche Maria Goreth, em Itabuna, Cleide Fernandes Ramos, reforçou o impacto da experiência. “Foi uma apresentação lindíssima. As crianças amaram e ficaram encantadas. É um projeto maravilhoso e nossas crianças, mesmo pequenininhas, tiveram um entendimento e um encantamento com esse espetáculo. E que venham mais projetos como este.”
Teatro Popular de Ilhéus – O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente financiada pelo programa de Ações Continuadas da Secretaria de Cultura da Bahia, com recursos do Fundo de Cultura e do Governo do Estado.
Atualmente, o TPI está sediado temporariamente nas instalações da UESC, em parceria realizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Departamento de Letras, Núcleo de Artes e Observatório Astronômico da UESC.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.