Na manhã desta quarta-feira (10), a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, realizou o Mutirão de Serviços Voltados à População em Situação de Rua, na Avenida Luis Eduardo Magalhães (Litorânea Norte). A ação contou com banho solidário, doação de roupas, corte de cabelo, serviços de saúde, emissão de documentos, além de atendimentos sociais e psicológicos.
O evento teve apoio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Defensoria Pública, cooperativa Uniodonto e organizações da sociedade civil.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A secretária de Saúde, Sonilda Mello, destacou a importância da iniciativa: “Estamos oferecendo atendimento médico, odontológico e testes rápidos para essa população que, apesar de viver nas ruas, tem os mesmos direitos que qualquer cidadão. Nosso papel é cuidar da saúde e garantir dignidade”.
Na área de saúde bucal, os atendimentos foram realizados em parceria com a Uniodonto. A coordenadora de saúde bucal, Louise Tainá, explicou que foram oferecidas triagens, procedimentos preventivos e encaminhamentos para unidades de saúde. Já o dentista Maurício Alves ressaltou o impacto da ação: “Essas iniciativas renovam nossas energias. Fazemos uma ligação para que as pessoas em situação de rua tenham acesso ao Sistema Único de Saúde”.
O presidente da Uniodonto, Luciano Tavares, reforçou o compromisso da cooperativa: “É um orgulho participar dessa parceria. Queremos contribuir cada vez mais para ampliar o acesso à saúde, sobretudo para os mais vulneráveis”.
Para a secretária de Promoção Social, Sayonara Machado, a ação vai além da oferta de serviços: “Estamos transformando vidas. Já mapeamos essa população e buscamos garantir direitos constitucionais, oferecendo desde banho e corte de cabelo até vacinação, atendimento psicológico e emissão de documentos. É uma ação que devolve dignidade”.
O psicólogo da Secretaria de Promoção Social, Gustavo Pestana, destacou a importância do acolhimento humanizado: “Nosso trabalho é mostrar que a rua não é o lugar dessas pessoas. Ajudamos na reinserção familiar, no acesso a benefícios e tratamentos, e mostramos que é possível sonhar novamente”.
Durante a mobilização, moradores em situação de rua puderam atualizar documentos, receber atendimento em saúde e apoio social. Um dos beneficiados, Matheus Santos Barbosa, resumiu em poucas palavras o sentimento dos participantes: “Isso é bom demais”.
O mutirão reafirma o compromisso da gestão do prefeito Valderico Junior e da vice-prefeita Wanessa Gedeon em fortalecer políticas públicas voltadas para a população em situação de vulnerabilidade, unindo poder público e sociedade civil em prol da inclusão e da cidadania.
A vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Wanessa Gedeon, também ressaltou a relevância do mutirão: “A nossa gestão vem salvaguardando princípios fundamentais, promovendo autonomia e direitos. A secretária Sayonara Machado está de parabéns pela condução desta ação conjunta com várias instituições. Precisamos sim garantir os direitos das pessoas em situação de rua. O princípio da dignidade humana é essencial na defesa do nosso Estado democrático de direito”.
Por ASCOM SESAU

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.